Morte do filho de Whindersson Nunes: quais os sinais de alerta para a prematuridade extrema?

Prematuridade extrema. Foi nessa condição, com apenas 22 semanas de gestação, que nasceu João Miguel, o filho do humorista Whindersson Nunes e da estudante de engenharia Maria Lina no último sábado (29). Ele não resistiu e faleceu dois dias depois, na segunda-feira (31).

O caso do filho de Whindersson entra dentro na classe da prematuridade extrema, quando o parto acontece com menos de 28 semanas. A causa da morte de João Miguel não foi divulgada, mas o nascimento adiantado foi um fator determinante.

Segundo um levantamento de 2018 da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 15 milhões de bebês nascem antes do fim da gestação por ano o mundo, o que representa 10% do total de nascimentos.

Sinais de alerta
As causas da prematuridade são muitas e vão desde problemas de má-formação do feto até infecções adquiridas pela mãe. Além disso, a antecipação do parto pode ter relação com condições maternas, como a incompetência istmo-cervical, doença hipertensiva e diabetes. Também pode estar associada à gestação múltipla, à rotura prematura de membranas no início do trabalho de parto e ao hábito do tabagismo.

Também aquelas que já tiveram um parto prematuro no passado, que possuem anomalias no útero ou que não esperaram 18 meses após a data do último parto para engravidar novamente estão mais propensas a darem à luz antecipadamente.

Apesar dos fatores de risco, existe uma série de comportamentos durante a gestação que contribuem para o bom desenvolvimento do bebê – e por isso, não é preciso se desesperar se você se identificou com algum dos itens aqui em cima.

Manter uma boa alimentação, evitar álcool, cigarro e outras drogas, prestar atenção aos corrimentos, dores embaixo do ventre e perda de líquido ou sangue, além de seguir as orientações do obstetra caso seja necessário repouso são alguns dos cuidados preventivos que a mãe pode ter. Assim, o acompanhamento regular durante a gravidez é importantíssimo para que o médico avalie de perto quaisquer sinais de que algo vai errado.

Embora o número de partos prematuros venha aumentando, a boa notícia é que a chance da criança sobreviver também é maior, graças aos novos medicamentos e aos avanços da tecnologia, que permitem que os nascidos antes da hora terminem o seu desenvolvimento fora do útero.

Graus de prematuridade
As crianças que chegam ao mundo antes de completar 37 semanas são consideradas prematuras. Apesar da classificação geral, as complicações da condição e taxas de sobrevida do bebê dependem do grau de sua prematuridade.

Prematuro extremo: menos de 28 semanas;
Muito prematuro: 28 a 32 semanas;
Prematuros moderados: entre 32 semanas e 34 semanas;
Prematuro tardio: entre 34 e 37 semanas.

Via bebê.com.br

 

Para mais conteúdo, siga o Manual da Mamãe no Instagram @manualdamamae 

Acesse também nossa página no Youtube: youtube.com/manualdamamae 

Você pode contar também com o curso Estou Grávida, e Agora? São videoaulas para acabar com todas as inseguranças da gestação e dos primeiros cuidados com o bebê. Saiba mais em: www.manualdamamaeip.com