Levado ou bonzinho? Depende do nome, indica pesquisa
Após uma pesquisa feita com mais de 10 mil escolas e 60 mil alunos, a School Sticke, uma empresa especializada em criar adesivos, certificados e cartões para escolas usarem nas salas de aula, listou os nomes das crianças mais boazinhas e das mais levadas.

 

O estudo destinado a explicação dos nomes próprios recebe o nome de onomástica, que é um dos ramos da linguística que se inclui a Antroponímia  (estudo dos nomes das pessoas).

 

A pesquisa foi realizada na School Stickers USA em 10 mil escolas num sistema de recompensa chamado “School Stickers”.  Os instrutores pediram a 60.000 crianças para arquivarem os seus adesivos que receberam na escola pelo bom comportamento.

 

E depois de monitorar o comportamento dessas crianças e, com base nos seus próprios registros das etiquetas de bom comportamento na escola, os pesquisadores analisaram e divulgaram os “nomes dos danadinhos”. Ou seja, daquelas crianças com a maior probabilidade de se comportarem rebeldia.

 

É importante ressaltar que rebeldia não significa um ponto de ênfase negativa. Lembremos que, historicamente, as grandes invenções foram realizadas por pessoas portadoras de um espírito muito inquieto.

 

Se vivêssemos em mundo só com pessoas de espírito manso, não teríamos grandes avanços em termos gerais. Pois o espírito sereno se harmoniza com tudo ao seu redor e convive bem com pouco. Mas o “rebelde” – por assim dizer – é aquele que não se conforma com o panglossianismo do “melhor dos mundos possíveis”. Certamente foi um desses espíritos rebeldes que inventaram a roda.

 

Para descobrir isso, a empresa pediu que as crianças colocassem no seu site os adesivos que receberam por bom comportamento. Como alguns dos nomes da pesquisa são mais comuns na língua inglesa, foram colocados na lista a seguir os seus equivalentes na língua portuguesa. Confira:

 

Nomes das meninas mais comportadas:

 

Charlote

Carla

Graça

Sofia

Abigail

Ana

Emily/ Emília

Alice

 

Nomes das meninas mais levadas:

 

Betânia/ Bete

Helena/ Eleonor

Olivia

Laura

Catarina

Karina

Jade

 

Nomes dos meninos mais bonzinhos:

 

Jacó

Daniel

Tomás/ Thomas

Diogo/Diego

Tiago

Adão

Henrique

Samuel

João

Oliver

Nome dos meninos mais levados:

José

Guilherme

William

Josué

Jaime

Luís/ Luiz

Benjamin

Lucas