Como dar adeus à mamadeira?
Seu filho adora mamadeira e não a largar por nada? Mas será que faz mal, até quando seu filho pode usá-la? A forma de sugar o bico da mamadeira é diferente do peito, e por isso, se durar muitos anos, pode ser prejudicial. O primeiro passo é fazer da mamadeira apenas um recipiente com o qual a criança se alimenta, por isso ela não deve ser um instrumento para a criança dormir ou parar de chorar. A mamadeira não deve ficar disponível na mão dela o dia todo, pois pode ser usada como chupeta. Os profissionais consultados ressaltam que, a partir dos 6 meses, a criança pode começar a tomar sucos e água em copinhos com tampas adaptadas (e com a devida supervisão), em vez de usar mamadeiras pequenas.

Quando tirar

Depende da criança e de seu desenvolvimento, em geral do primeiro até os 3 anos de idade a transição para o copo deve acontecer. O que os pais devem estar atentos é à coordenação motora da criança. Quando ela demonstra que tem firmeza para segurar o copo sozinha, é um bom momento para começar a tirar a mamadeira.

Como tirar

A maneira mais simples é simplesmente explicar ao seu filho que ele está crescendo e que, por isso, precisa começar a usar copo ou caneca, como os adultos e as crianças maiores fazem. As crianças gostam de se sentir grandes e independentes. Se ainda assim ele não entender, conte uma história que o anime, que a mamadeira vai ser doada para uma criança menor, ou ao Papai Noel, ou qualquer outro personagem imaginário que a criança goste. Outra boa maneira de incentivá-lo a largar a mamadeira é deixar que ele escolha um copo bem bonito, do personagem preferido dele. Comece tirando a mamadeira do dia e, quando seu filho estiver acostumado, elimine também a da noite. Para não voltar atrás, evite levá-lo nos passeios e quando ele pedir ofereça o copinho.