Bronquiolite: saiba mais sobre a doença que fez filho de Malvino Salvador ser internado

Rayan, de apenas seis meses, filho mais novo do ator Malvino Salvador com a lutadora Kyra Gracie, que precisou ser internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) para tratar uma bronquiolite. A doença infecciosa é comum em crianças menores de dois anos. Ela provoca uma inflamação aguda das vias áreas inferiores. Entre os seus principais causadores está o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que circula principalmente entre o outono e inverno.

Os bebês têm as vias aéreas mais estreitas, portanto, qualquer inflamação delas já leva ao chiado e dificuldade em respirar. Normalmente, a bronquiolite começa como um quadro viral do trato respiratório superior, ou seja, um resfriado ou gripe, por cerca de dois a quatro dias com sintomas de tosse e coriza, seguidos por falta de ar e chiado no peito. A febre é variável. Ainda, os pequenos podem ficar mais sonolentos e terem diminuição do apetite, além de quadros de vômitos.

O agravamento do quadro pode acontecer a partir do quinto dia da doença. Há uma piora do desconforto respiratório, até mesmo da oxigenação e, muitas vezes, precisando de terapia intensiva.

Hora de ir para o pronto-socorro
Aos primeiros sinais de desconforto respiratório, a orientação inicial é que os pais primeiro procurem pelo pediatra que acompanha o bebê para que ele possa fazer uma avaliação médica do quadro, diagnosticar a bronquiolite e conseguir iniciar intervenções adequadas.

Porém, se a frequência respiratória for acima de 40 incursões por minuto ou se existir algum esforço  – como fazer força com o abdômen para colocar o ar para fora e as costelas ficarem bem aparentes durante a respiração –, tem que ir ao hospital.

Ryan

Publicidade

Ryan continua internado, apresentando melhoras, conforme divulgou Kyra Gracie em suas redes sociais na manhã desta quinta-feira (8). Ela escreveu:

"Hoje meu pequeno campeão completa seis meses 🙏

Dessa vez estamos comemorando dentro do CTI cada melhora do quadro. Assim vamos em um passo de cada vez.

São dias difíceis com coração apertado d+ mas ele já está melhorando🙏

É muito, muito bom receber esse carinho e orações de vocês.
Meu coração enche de alegria e de força a cada uma que eu recebo, agradeço por isso🙏🏻

Seguimos com a energia positiva e sempre confiando em Deus ❤️"

 

Para mais conteúdo, siga o Manual da Mamãe no Instagram @manualdamamae 

Acesse também nossa página no Youtube: youtube.com/manualdamamae 

Você pode contar também com o curso Estou Grávida, e Agora? São videoaulas para acabar com todas as inseguranças da gestação e dos primeiros cuidados com o bebê. Saiba mais em: www.manualdamamaeip.com