Bianca Andrade relata dores ao amamentar: por que isso é comum?

As mães esperam que o momento da amamentação seja mágico, de conexão imediata com o bebê, mas muitas vezes ele acaba envolvendo dor física e emocional. É o que está acontecendo com a empresária e ex-BBB Bianca Andrade, uma semana depois de dar à luz seu primeiro filho, Cris. Nos stories do Instagram, ela disse que a amamentação estava "mais difícil que o parto" e relatou rachaduras e sangramento no bico do peito — quadro que é bem comum, principalmente nos primeiros dias de vida do bebê.

Se a mãe está aprendendo a amamentar, o bebê está aprendendo a mamar. Embora ele tenha instinto de sucção, precisa aprender a pegar aquela mama e isso pode não acontecer na primeira tentativa. É que entre o o terceiro e quinto dia depois do parto, quando acontece a descida do leite e a mama fica bem cheia, muitas mulheres relatam sentir esses problemas mencionados por Bianca.

Além disso, a pele da mama é muito pouco estimulada ao longo da vida, fica pouco exposta, por isso, durante a amamentação, quando passa a ser estimulada diversas vezes ao dia, sofre com rachaduras e até sangramento.

Solução
Muitas vezes, a mulher viu uma amiga amamentando em outra fase, já adaptada, e se frustra quando percebe a dificuldade, acha que isso só acontece com ela, mas é comum e tem solução. Isso porque a dor não é desejável e indica que algo não está correto na forma de amamentar.

Por isso, o ideal é que a mãe seja orientada e amparada por profissionais — que podem ser doulas, consultoras de amamentação ou enfermeiras da maternidade ou de bancos de leite — e amparada por pessoas próximas. Massagear as mamas e alternar as posições para amamentar o bebê são estratégias que podem ajudar a estimular o bebê a fazer a pega correta do peito.

Leia também: Guia da amamentação saudável

 

Para mais conteúdo, siga o Manual da Mamãe no Instagram @manualdamamae 

Acesse também nossa página no Youtube: youtube.com/manualdamamae 

Você pode contar também com o curso Estou Grávida, e Agora? São videoaulas para acabar com todas as inseguranças da gestação e dos primeiros cuidados com o bebê. Saiba mais em: www.manualdamamaeip.com