Batizado: tire suas dúvidas
O batismo de crianças é uma tradição da Igreja Católica ligada ao desejo dos pais e familiares de que o bebê receba uma bênção e tenham uma iniciação religiosa. Além disso, é uma celebração para a família e amigos próximos, uma ocasião de comunhão entre as pessoas que cercam a criança. Entre a decisão de batizar o pequeno e o dia da cerimônia, surgem muitas dúvidas, que vão da escolha do padrinho ao tipo de evento. O Manual da Mamãe preparou algumas dicas para facilitar nesse momento tão importante para os pequenos.

Publicidade

Qual a idade ideal para a criança ser batizada?

Não há uma idade determinada para o batismo. A Igreja Católica recomenda que seja feito o quanto antes, poucos dias ou meses após o nascimento do bebê. Alguns padres desaconselham esperar até que a criança tenha mais que 1 ano, porque ela se movimenta muito e pode atrapalhar a cerimônia.

É preciso que os pais frequentem a igreja para que seu filho seja batizado?

Normalmente não, mas alguns padres podem exigir que sim. É comum que as paróquias só aceitem batizar crianças cujos pais sejam católicos ou ao menos um deles.

Como escolher os padrinhos de batismo?

Para fazer o batizado na Igreja Católica é preciso escolher um padrinho e uma madrinha. A função original dos padrinhos é tutelar a criança caso aconteça dela perder os pais. Por esse motivo, escolha pessoas próximas, em quem confie e com quem poderá contar nos próximos anos. Tradicionalmente, os padrinhos são pessoas presentes e que acompanhem o crescimento da criança.

Posso batizar meus filhos juntos?

O batizado coletivo é comum, caso o filho mais velho ainda não seja batizado e queira batiza-lo junto com o mais novo, não existe nenhum problema.

Qual roupa a criança deve usar no dia do batismo?

O mais tradicional é usar uma roupa branca, que representa a pureza. Porém, o bebê pode usar qualquer roupa que dê acesso fácil ao peito (onde, em algumas igrejas, é colocado um pouquinho de óleo). Pode-se usar também o mandrião, uma roupa de batismo, espécie de vestido longo branco, usado tanto por meninos como meninas, e que costuma passar de geração para geração.

É regra oferecer lembrancinhas de batizado?

Não. Apenas uma tendência e tradição, atualmente não faltam opções para todos os gostos e bolsos.

Que tipo de comemoração é mais adequada para um batizado?

A comemoração do batizado vai depender do horário da cerimônia e da vontade da família. Não é obrigatório fazer festa, mas a maioria dos pais gosta de convidar os padrinhos, os avós da criança e pessoas mais próximas para uma comemoração íntima.