Teste do Olhinho e doenças visuais
O Teste do Olhinho, também chamado de teste do reflexo vermelho, deve ser realizado no bebê pelo pediatra logo nos primeiros dias de vida. Esse exame é rápido e indolor e detecta alterações nos olhos, tais como catarata congênita e glaucoma congênito. Caso apareça qualquer alteração, o pediatra deve encaminhar a criança ao oftalmologista para uma avaliação completa. “O primeiro exame realizado pelo oftalmologista pode ocorrer já nos primeiros meses de vida do bebê, o ideal é que toda criança seja examinada até os 3 anos de idade. Na consulta, o oftalmologista pode detectar as principais doenças que ocorrem nos olhos das crianças e iniciar o tratamento precoce, já que o sistema visual forma-se até os 7 anos e após esse período algumas alterações já não são mais reversíveis”, informa a oftalmopediatra Dra. Luisa Moreira Hopker. Saiba mais com a especialista sobre as principais doenças oftalmológicas, que podem ocorrer na infância:

Estrabismo - É o desalinhamento dos olhos. Pode ocorrer em qualquer momento da infância ou da idade adulta. Apresenta diversas formas de tratamento, pelo uso de óculos, tampão (oclusão de um dos olhos), cirurgia ou toxina botulínica. Hoje, a cirurgia é segura e eficaz quando bem indicada e realizada por um especialista.

Erros de refração (grau), como miopia, hipermetropia e astigmatismo - É muito comum e pode ser resolvido com o uso de óculos. Caso não seja tratado a tempo, pode causar estrabismo ou ambliopia.

Ambliopia - É a causa mais comum de visão ruim em um dos olhos na infância. Ocorre por borramento da visão em um olho, principalmente devido à estrabismo e erros de refração (grau). O tratamento é realizado com óculos e tampão ocular no olho bom.

Obstrução de vias lacrimais - Ocorre lacrimejamento, devido à permanência de uma pequena membrana no canal nasolacrimal, que causa o seu entupimento. A maioria das crianças são tratadas com massagem. Outras podem precisar de um procedimento de sondagem, com ou sem colocação de um tubo no canal lacrimal.

Catarata congênita - É uma turvação do cristalino, a lente do olho. O tratamento é realizado por meio de cirurgia nos primeiros meses de vida.

Glaucoma congênito - Ocorre aumento da pressão intraocular, causando aumento do globo ocular e turvação da córnea (parte anterior do olho). O tratamento deve ser nos primeiros dias de vida do bebê.

Fique atento a qualquer sinal de alerta, como olho vermelho que não melhora, olho desviado e fotos com reflexo branco em um dos olhos. Vale ressaltar que a maior parte dos problemas oftalmológicos não causa qualquer sintoma nas crianças. Por isso a necessidade de um exame de rotina.