Os primeiros cuidados com o recém-nascido
O tão aguardado parto aconteceu e agora você tem em seus braços um bebê que depende totalmente dos seus cuidados para crescer com saúde. Portanto, é comum que surjam muitas dúvidas e você passe por alguns desafios nesses primeiros meses. Já que ninguém nasce sabendo ser mãe, a especialista em pediatria e neonatologia Dra. Grasiele Ferrari Beuter preparou para o Manual da Mamãe um resumido guia sobre os primeiros cuidados com seu filho:

Publicidade

Cólicas: para aliviá-las, o mais importante é manter a calma. Assim, o ambiente fica tranquilo e confortável para o bebê. Procure aplicar compressas mornas na barriga dele, que podem ser toalhas passadas a ferro ou aquelas bolsas de sementes aquecidas no micro-ondas. Mas lembre-se sempre de testar a temperatura em sua face. Massagens na barriga e movimentos das pernas, tipo pedalar, ajudam na eliminação dos gases. Você pode, ainda, deitá-lo de bruços sobre a sua barriga ou peito. Um banho morno também ajuda.

Posição para dormir: a mais segura é de barriga para cima, a qual diminui o risco de morte súbita. Ele pode ficar com a cabeça levemente lateralizada. Não cubra muito o seu bebê, geralmente até a altura do abdômen é o suficiente. Lembre-se também de evitar almofadas, bichos de pelúcia e outros objetos que possam sufocá-lo.

Assaduras: elas podem ser evitadas com a troca de fraldas frequente, geralmente antes de cada mamada, evitando, assim, que o bebê fique molhado. Fique aproximadamente cinco minutos com a fralda aberta para secar bem a área. O mais indicado é usar na limpeza algodão umedecido com água morna. Deixe para usar os lenços umedecidos quando sair de casa. Nos meninos, comece a higienização pelo pênis, bolsa escrotal e por último o ânus. Nas meninas, começar pelos grandes lábios, pequenos lábios e por último o ânus. Sempre fazer a limpeza de cima para baixo, para evitar contaminação com as bactérias da região anal. Se a criança evacuar, o ideal é lavá-la com água e sabonete glicerinado neutro.

Umbigo: a higiene do coto umbilical deve ser feita com álcool 70% e cotonete após cada troca de fralda ou banho. Não use faixas ou outros objetos em cima do umbigo, pois isso pode prejudicar a respiração do bebê. Se perceber secreção ou odor forte, entre em contato com seu pediatra.

Unhas: logo após o nascimento, as unhas podem ser lixadas com uma lixa de unha bem macia, como aquelas de polimento. Quando a unha estiver bem comprida e os pais seguros, podem usar uma tesoura sem ponta ou um cortador de unhas próprio para os bebês. Lembre-se de segurar bem os pezinhos e as mãozinhas para evitar acidentes.