Olha! Escovar os dentes é fácil e divertido
Cuidar da saúde dos dentinhos do seu filho é coisa séria. E esses cuidados devem ser iniciados bem cedo. “Antes dos dentinhos dos bebês nascerem, existem prioridades, como formar hábitos de higiene bucal e criar uma relação de confiança entre bebê e odontopediatra. E se o odontopediatra for especialista em Ortodontia poderá acompanhar a criança ao longo de toda a vida”, explica a odontopediatra e ortodontista Dra. Lorena Leão.

Publicidade

Atualmente, esse atendimento odontológico à criança é feito de uma maneira divertida. Os consultórios são cheios de brincadeiras e os profissionais priorizam esse contato lúdico com os pequenos a fim de tornar prazeroso o acompanhamento com o odontopediatra. A Dra. Lorena Leão tem parceira com a empresa de origem austríaca, com sede em vários países, MAM Baby, que oferece produtos lúdicos e adequados para cada idade. “A criança que é orientada e estimulada desde cedo e de forma correta, pelo exemplo dos pais, tem mais chances de se tornar um adulto com hábitos saudáveis. Por isso, o vínculo criança-odontopediatra-pais é fundamental para a saúde bucal”, ressalta. Confira a seguir informações importantes com a Dra. Lorena Leão.

Higiene oral desde o início

Quando o bebê nasce, as coroas dos dentes de leite já estão formadas. Logo que eles rompem a gengiva, ficam expostos a todos os estímulos externos. Quanto mais limpos estiverem a boca e gengiva do bebê, mais protegidos das cáries estarão os primeiros dentinhos.

Cáries podem ser evitadas

Cáries são causadas por bactérias: elas transformam os açúcares do alimento em ácido, que corrói os dentes. Esses microorganismos não são naturais da boca da criança, mas transmitidos pela saliva, geralmente pelas pessoas que cuidam do bebê e de forma inconsciente. Chupetas, mamadeiras, colheres etc. devem ir apenas à boca do bebê, jamais dos adultos.

Crianças geralmente desenvolvem a flora oral aos 4 anos. Se nenhuma cárie causada por bactéria tiver se alojado até então, essa terá sido a melhor condição para manter os dentes saudáveis.

Início da dentição

A dentição pode ser estressante tanto para os bebês quanto para os pais. Ela causa dores, pressão, coceira e algumas vezes até machucados. Remédios e géis naturais de farmácias, que são recebidos de diferentes formas pelo bebê, podem oferecer alívio em casos agudos. Porém, todos esses produtos são fármacos, portanto, tratam sem oferecer solução definitiva. Mordedores são boas opções nessa fase, pois morder e massegear as gengivas alivia a dor dos dentes que estão nascendo.

Dentes saudáveis

Assim que o primeiro dente começa a nascer é hora do cuidado oral apropriado. Para bebês e crianças até dois anos, é necessário escovar 1 vez ao dia após a refeição da noite, com a escova especial para bebês. A Massaging Brush da MAM limpa a gengiva do bebê e alivia a coceira em qualquer dente que esteja para nascer. A Training Brush da MAM possui cerdas especialmente macias e cabo longo. Isso permite que os pais e a criança segurem juntos para ensinar os movimentos de escovação da forma correta, mais cedo.

Após 2 anos, a higiene oral deve ser feita pela manhã e à noite, e logo será necessário mudar para a escova individual como a First Brush da MAM. Seu cabo curto e compacto ajudam a escovar como os adultos.

Até os 3 anos de idade, todos os dentes já terão nascido. Usar fio dental é útil, especialmente se os dentes são bem próximos uns dos outros. A maioria das crianças já escova os dentes sozinha nessa idade. Acompanhar a escovação e checar depois é recomendável até os 8 anos. Esse é o momento que a coordenação motora fina está desenvolvida o suficiente.

Início divertido!

Ao mesmo tempo em que o bebê se acostuma ao cuidado oral diário, ele brinca. Com esse propósito, a MAM desenvolveu o Oral Care Rabbit em parceria com odontopediatras. Os pais podem brincar com o bebê colocando os dedos nas orelhas do coelho para massagear as gengivas e remover bactérias.