Uso de laser na odontopediatria: conheça as vantagens

Visitar o dentista regularmente e desde cedo é fundamental para manter a saúde bucal dos pequenos. E para que essa experiência se torne mais confortável para a criança, o profissional precisa gerar confiança. E o uso do laser na odontopediatria é um grande aliado, pois vem facilitando os procedimentos, além de promover a sensação de bem-estar para a criança.

Os lasers ganham destaque por apresentarem muitos benefícios, podendo ser associados ou não aos tratamentos convencionais. "Na odontopediatria, a laserterapia proporciona diversos efeitos, como menos desconforto, alívio de dores, melhora na cicatrização, entre outros", explicam a Dra. Juliana do Nascimento, especialista em Dentística Restauradora, Estética e Endodontia Microscópica e a Dra. Priscilla Santos, especialista em Prótese e Reabilitação Oral, que atuam na Palato Odontologia.

Segundo as especialistas, a laserterapia é bastante utilizada para amenizar a irritabilidade causada pelo nascimento dos primeiros dentinhos. “A aplicação do laser é um procedimento rápido, silencioso e indolor, e seu resultado pode ser obtido imediatamente após a aplicação e seu efeito pode ser alcançado até 24 horas após o uso”.

Além disso, o laser também pode ser utilizado na cirurgia de freio lingual e labial (frenectomia), proporcionando mais precisão no procedimento, menos incômodo para o paciente, menor sangramento e cicatrização mais rápida, informam as especialistas.  Já no tratamento da doença pé-mão-boca, o laser pode aliviar os sintomas e reparar os tecidos com maior rapidez.

De acordo com a Dra. Juliana do Nascimento e a Dra. Priscilla Santos, existem dois tipos de laser hoje, de baixa e de alta potência. Ambos são utilizados na odontopediatria, como em outras especialidades também.

- Laser de baixa potência: são mais usados para tratamentos terapêuticos como aftas, estomatites, herpes, sensibilidade, edema, pós-cirúrgico e doença pé-mão-boca.

- Laser de alta potência (Érbio [Litetouch]): é utilizado para remoção de cáries sem anestesia, remoção de gengiva para ajudar na erupção dos dentinhos etc.

- Laser de alta potência (Diodo): tem uma gama de funções, desde cirurgia, como por exemplo frenectomia, remoção de lesões, estimula cicatrização e reduz processo inflamatório.

O uso de laser na odontopediatria melhora os cuidados e alcança bons resultados no tratamento de diversas patologias. “São indolores e silenciosos, o que gera conforto e segurança para os pequenos. Não possuem contraindicação, somente é necessário protocolo e indicação para cada caso específico”, pontuam.

Benefícios de utilizar a laserterapia na odontopediatria

  • Alívio de dores e desconfortos no nascimento dos primeiros dentinhos;
  • Alívio de sintomas após frenectomia (cirurgia que visa a remoção do freio lingual ou labial);
  • Alívio no quadro da doença mão-pé-boca;
  • Menor desconforto nos tratamentos;
  • Indolor;
  • Mais segurança;
  • Muitos casos sem necessidade de anestesia;
  • Auxilia no pós-operatório;
  • Ajuda na cicatrização;
  • Alivia sintomas em geral.

Litetouch

Sobre a Palato Odontologia

A Palato Odontologia cuida de toda a família! Há 20 anos no mercado, a clínica sempre preza pela qualidade, ótimos resultados e segurança de todos os que atendem. Possui corpo clínico formado por equipe multidisciplinar e profissionais altamente qualificados para oferecer a excelência em serviços odontológicos de alto padrão, em Goiânia.

Esse conteúdo foi feito em parceria com

Palato Odontologia


Conheça mais