Dicas para a criança se alimentar melhor no verão
As férias escolares contribuem para um cardápio mais variado e que foge à rotina alimentar. Porém, é preciso ficar atento ao que servir às crianças, especialmente no verão, que requer mais hidratação.

Além disso, no verão é preciso se atentar aos alimentos, especialmente, na questão da conservação, pois precisam estar na temperatura ideal. Além disso, outro problema que é muito comum entre os pais é manter os pequenos hidratados.

Especialmente por ser uma época em que as famílias costumam viajar e passear, a alimentação infantil deve ser bem planejada. Por isso, atente-se ao que o seu filho come na rua e ao que você leva de casa para comer como lanche.

Para que você não tenha problemas com a alimentação do pequeno, selecionamos algumas dicas. Confira dicas para manter as crianças bem nutridas e hidratadas!

  1. Hidratação

Ao viajar ou fazer um passeio, não deixe de levar uma garrafa de água térmica. Ofereça sempre à criança, mesmo que seja um pouquinho, lembrando que a sede já é sinal de desidratação. Evite oferecer água de bebedouros malconservados e, inclusive, comprar água de fonte desconhecida.

Lembre-se de que o corpo requer reposição de água de forma mais rápida durante o verão. A desidratação pode causar dores de cabeça, tonturas, quedas de pressão, enjoos e outros problemas.

  1. Refeições

A hora do almoço e jantar no verão é mais difícil, por conta do calor. Para ajudar, invista na climatização do ambiente e use a sua criatividade à mesa. Vale investir em pratos, talhes e copos infantis, bem como tornar os alimentos em obras de arte no prato.

Além disso, prefira sempre comidas caseiras, mas se for o caso de comer fora, atente-se às questões de higiene e refrigeração dos alimentos no local.

  1. Hortaliças e legumes

Inclua na refeição hortaliças que são ricas em água, como agrião, pepino, acelga, alface, couve flor, entre outros. Ambos ajudam a hidratar e a nutrir, bem como contribuem para o bom funcionamento do intestino.

Se a criança não aceita bem legumes e hortaliças, invista na criatividade à mesa. Faça desenhos e outras obras de arte com os alimentos!

  1. Frutas

O ideal é investir nas frutas da estação, como melão, abacaxi, melancia, laranja, entre outras. Como são muitas as opções, ofereça as que o seu filho mais gosta. Para variar nos nutrientes, aposte em sucos naturais, com mais de uma fruta.

Além de manter os pequenos hidratados, as frutas fornecem minerais e vitaminas essenciais ao corpo. Que tal um picolé de frutas, feito com suco e pedaços de fruta?

  1. Sobremesas geladas

Recomendamos não comprar potes de sorvetes, pois a sobremesa industrializada no refrigerador fica disponível à criança. O ideal é ir a uma sorveteria, ao menos, uma vez no mês, pois isso não prejudica a saúde.

Você pode investir em gelatinas, que são ricas em colágeno e é tão refrescante quanto o sorvete. Nesse caso, que tal usar a criatividade e forminhas variadas? Colorida e leve, essa é uma boa opção de sobremesa. Outra ideia, mais saudável, é oferecer salada de frutas variadas.

  1. Lanches

Se você vai levar lanches de casa para os passeios, prefira sacolas térmicas para que a temperatura seja mantida. Aposte em gelo químico para que o alimento não estrague. Além disso, evite ao máximo oferecer bolachas, salgadinhos e outros alimentos industrializados.

Lembre-se de que alimentos processados contêm conservantes, açúcar e sal que, além de prejudicar a saúde, acostuma mal o paladar do pequeno. Se o seu filho come direito, não importa a época do ano, ele estará sempre com boa imunidade.

Para melhor acompanhamento da saúde do seu pequeno e dicas alimentares, agende uma consulta com profissionais especializados no seu plano de saúde ou que está acostumado a levar o seu filho.

Por: Andreia Silveira, do site smartia.com.br.