Soluções precisas para os desafios da amamentação
“Amamentar não é algo natural e instintivo?”. A nutricionista e consultora em amamentação Dra. Raquel Bastos Roriz conta que já escutou várias vezes essa pergunta. Ela explica que ao longo do tempo surgiram muitos mitos e a mulher perdeu a confiança, a autonomia e o saber instintivo da amamentação. Por outro lado, algumas mães não relatam dificuldades! E o que existe de diferente entre elas? Para te ajudar, a especialista elaborou um roteiro com os principais desafios e soluções para cada etapa da amamentação:

Preparação para amamentação no pré-natal

Desafio: a maioria das mulheres não recebe informações sobre amamentação neste período.

Solução: receber informações baseadas em evidências científicas no pré-natal previne complicações na amamentação. Uma mulher segura abre menos espaço para os palpiteiros.

Estabelecimento da amamentação (primeiras seis semanas de vida do bebê)

Desafio: as principais queixas do período são relacionadas a dificuldades com a “pega” do bebê, dor na mamada, mamas cheias, pouco leite e os sintomas psicológicos do pós-parto (baby blues).

Solução: aprender sobre como esvaziar a mama, como posicionar o bebê para evitar a dor e para que ele extraia o leite de forma eficiente. Quanto mais o bebê mama mais leite é produzido. Evite o uso de bicos artificiais. Amamente em livre demanda. A avaliação da mamada por um profissional capacitado evita o agravamento das complicações e possíveis ferimentos na mama.

Os três primeiros meses

Desafio: com a amamentação já estabelecida chegam novos desafios, o cansaço das noites mal dormidas, picos de crescimento, pode acontecer também ganho de peso insuficiente, ou cólicas.

Solução: estabelecer uma rotina de sono para o bebê, amamentar mais vezes durante o dia, e deixar o bebê em posição “canguru” no final da tarde são estratégias para dias e noites mais tranquilos. Se houver baixo ganho de peso e for necessário complementar a alimentação do bebê procure um profissional que te ajude com técnicas para manter a amamentação. O uso de complementos é uma situação de risco de desmame precoce!

Volta ao trabalho e introdução da alimentação complementar

Desafio: continuar amamentando e oferecendo o melhor alimento possível ao bebê no tempo correto e da forma mais saudável possível.

Solução: com organização, apoio e informações adequadas é possível extrair o leite, armazenar para oferecer ao bebê sem deixar de amamentar. A solução pode ser também a introdução da alimentação, que é um período muito importante para a saúde e desenvolvimento do bebê!