Existe hora certa para engravidar?
Como saber qual o melhor momento para ter filhos? É necessário levar em consideração algumas variáveis para que esta decisão seja tomada com responsabilidade. A escolha de ter um filho obedece aos princípios clássicos da tomada de decisões. Se mais variáveis forem analisadas, maior a chance de a decisão ser acertada! Segundo a ginecologista e obstetra Dra. Caroline Wall Obrali, é preciso avaliar três áreas importantes: a idade reprodutiva, a estabilidade da relação e o equilíbrio profissional e financeiro. “Ou seja, deve haver um equilíbrio entre biologia, emoção e razão.” O Manual da Mamãe conversou com a especialista sobre as principais questões que envolvem o fator biológico e como a mulher deve se preparar para este momento mágico: a gestação! Confira:

Qual a idade considerada ideal para a gravidez?

Do ponto de vista médico, o período dos 20 aos 30 anos é considerado o ideal para a gravidez. Nesta fase a fertilidade da mulher está em alta, o corpo apresenta um risco menor de ter problemas durante a gestação e de o bebê apresentar falhas genéticas, pois os óvulos são mais novos. Dos 30 aos 35 anos, a medicina ainda considera uma idade propícia para a gestação. Este também é o período que muitas mulheres consideram o melhor para a maternidade, pois se sentem mais preparadas para serem mães, além do fato de ainda terem o organismo apto para gerar uma criança.

Quais os riscos de uma gestação após os 35 anos?

O principal risco é o envelhecimento dos óvulos. A mulher já nasce com todas as células no ovário. Só que com o tempo, elas envelhecem. Consequentemente, há um aumento progressivo de embriões que se formam com alterações genéticas, como síndrome de Down. Há maior chance de desenvolver complicações na gestação, como diabetes e hipertensão – que podem ocasionar o parto prematuro. Há riscos, mas eles são controláveis com o acompanhamento adequado do pré-natal e hábitos de vida saudáveis durante a gestação.

A fertilidade feminina sofre variação de acordo com a idade?

A mulher não produz óvulos ao longo da vida. Ela nasce com aproximadamente 1 a 2 milhões de óvulos e a grande maioria deles degenera ao longo do tempo. Quando chega à puberdade tem entre 300 e 500 mil; por volta dos 37 anos tem aproximadamente 25 mil e quando chega aos 51 anos pode ter ainda mil (menopausa). Ou seja, a quantidade de óvulos disponíveis para gerar um embrião é cada vez menor.

Quais as chances de engravidar conforme a idade?

Uma mulher saudável entre 20 e 30 anos tem cerca de 20% de chance de engravidar por mês e, quando chega aos 40, a chance cai para 5%. Por processos fisiológicos, o pico da fertilidade feminina ocorre entre os 20 e os 24 anos, diminuindo de forma mais lenta dos 30 aos 32 anos, e rapidamente depois dos 40.

Devo fazer algum exame antes de engravidar?

O ideal é que o pré-natal comece antes da concepção. Por isso, a mulher deve procurar o ginecologista aproximadamente 4 meses antes de engravidar. Nesse momento, é importante fazer exames de rotina, os laboratoriais (hemograma, tipagem sanguínea, sorologias, exame de urina), os de imagem de acordo com a idade da paciente (ultrassom pélvico e das mamas, mamografia) e o preventivo. Esses exames são essenciais para analisar útero, ovários e trompas e descartar problemas que podem dificultar a gestação, como mioma e endometriose.

Preciso tomar alguma vitamina ou vacinas?

Recomenda-se o uso de ácido fólico, uma vitamina do complexo B, para diminuir o risco de malformação do sistema nervoso central do bebê. Ele deve ser iniciado três meses antes da concepção. A vacinação também deverá estar em dia. As doses que faltarem devem ser tomadas de um a três meses antes da concepção, especialmente as que usam o vírus atenuado, porque oferecem maior risco de contaminação para o bebê. É recomendado estar em dia com as vacinas contra coqueluche, rubéola, hepatite B e tétano.

Estou com a menstruação atrasada. O que devo fazer? 

Se você não tiver histórico de ciclos menstruais irregulares, é provável que esteja grávida! Parabéns! É muito importante agendar uma consulta com seu ginecologista assim que a menstruação atrasar, para que o pré-natal seja iniciado. Uma vez confirmada a gravidez, a gestante fará um exame de ultrassom para verificar se o embrião está dentro do útero e se a gestação é única ou múltipla; e os exames laboratoriais.