Deu positivo! Como ter uma gestação saudável?
A primeira dica para ter uma gravidez saudável é iniciar o pré-natal assim que souber do positivo. “A gestação é um fenômeno fisiológico que geralmente evolui sem intercorrências. Um pré-natal bem acompanhado resultará em mais saúde para a gestante e para o bebê”, ressalta o obstetra Dr. Francisco Jerônimo. Inicialmente, as consultas do pré-natal são mensais e a mamãe deve fazer todos os exames solicitados. Por volta do oitavo mês, o ideal é que a gestante visite o médico duas vezes por mês, uma a cada 15 dias. Já no nono mês, as visitas devem ocorrer semanalmente.

Publicidade

Hemograma completo, glicemia, urina, ultrassonografias, sorologia para HIV e outras doenças são só alguns dos exemplos dos exames do pré-natal. O obstetra também vai medir a pressão arterial, o peso, altura do útero e da circunferência abdominal e os batimentos cardíacos do bebê. As consultas são uma ótima oportunidade para a gestante falar sobre a sua rotina, quais os sintomas vem ou não sentido e esclarecer todas as suas dúvidas.

“Costumamos dizer que o pré-natal é um dos primeiros gestos de amor de uma mãe para com seu filho. E esse é também o melhor momento de as futuras mamães serem orientadas, ou seja, de oferecermos todas as informações necessárias para uma gestação tranquila”, explica o obstetra Dr. Zeus Peron.

Manter hábitos saudáveis é recomendado em todas as fases da vida, em especial na gravidez. A prática de exercícios físicos faz muito bem para a saúde da mamãe e do bebê, ajudando as mulheres a suportar melhor o aumento do peso e amenizando as comuns dores nas costas. O importante é tomar todas as precauções antes de começar a praticar qualquer atividade física e respeitar o limite do seu corpo. Por isso, conversar com o obstetra deve ser a primeira atitude antes de decidir qual o exercício mais indicado para o seu caso.

O acompanhamento odontológico também é necessário, já que grávidas estão mais propensas a ter problemas de gengivas e estes estão associados ao aumento dos partos prematuros.

O banho de sol no começo da manhã ou no final da tarde, inclusive nas mamas, ajudará a preparar melhor a mulher para a amamentação. Os raios solares auxiliam no aumento da produção de melanina, que contribui para fortalecer a pele das mamas. O sol também fornece vitamina D, cuja deficiência pode acarretar problemas como diabetes gestacional e pré-eclâmpsia.

O álcool está proibido durante toda a gestação - e não há doses seguras, devido aos riscos da síndrome alcoólica fetal, que causa problemas no desenvolvimento do bebê. O cigarro também deve ser abandonado e as gestantes devem evitar ficar em ambientes onde haja fumantes. Grávidas que fumam têm risco maior de aborto, de parto prematuro e de o bebê nascer abaixo do peso. Atitudes simples ajudam as futuras mamães a desfrutarem desse momento tão especial e aos bebês a crescerem – e nascerem – cheios de saúde.