Conheça os diversos usos do laser na ginecologia
Alargamento vaginal, incontinência urinária e escurecimento genital são situações de extremo desconforto para a mulher, ocasionando perda de qualidade de vida sexual e conjugal. Porém, felizmente, também são problemas passíveis de tratamentos simples, como aplicações de laser de última geração, como o Fotona Erbium YAG Fracionado. A seguir, o especialista em ginecologia e endoscopia ginecológica Dr. Paulo Guimarães, diretor-médico da Gynelaser, detalha como cada uma dessas intercorrências pode ser tratada com o uso de laser:

Publicidade

Alargamento vaginal

A Síndrome de Relaxamento Vaginal pode ocorrer após partos normais ou mesmo em mulheres com partos cesarianos, com bronquite asmática e rinite alérgica, em que a atrofia dos músculos do períneo, com perda do tônus muscular, leva à sensação de alargamento vaginal, com saída de ar e barulhos desconfortáveis durante a relação sexual, desencadeando dificuldade de orgasmo tanto para a mulher como para o homem. Para essas situações, o Laser Erbium YAG Fotona desenvolveu um procedimento indolor rápido, sem internação, sem cortes e sem suturas, com retorno à vida sexual em 7 a 10 dias. “O laser é aplicado com ponteiras ginecológicas adequadas em 20 minutos, sendo indicadas pelo menos duas sessões, com intervalo de oito semanas”, explica o Dr. Paulo.

Incontinência Urinária

Perto de 20% das mulheres sofrerão com incontinência urinária, a qual pode ocorrer também em períodos reprodutivos, o que leva mulheres ao isolamento social e sexual. O Laser de Erbium YAG também se aplica nessas situações de maneira indolor e minimamente invasiva, sem internação hospitalar, sem cortes ou suturas, sem  colocação de corpos estranhos e sem períodos de longos repousos. Pode ser repetido quantas vezes for necessário, conforme avaliação médica.

Escurecimento genital

Gravidez, obesidade e algumas doenças, como diabetes e hipertiroidismo, podem levar ao escurecimento da genitália feminina, sendo transitório ou permanente. O Laser Erbium YAG Fotona ajuda no processo de clareamento vulvar e região inguinal, resgatando o aspecto jovial e restaurando a qualidade de pele e revestimento. As aplicações promovem a retirada das camadas escurecidas, pelos depósitos de pigmentos de melanina. Após algumas sessões e com uso de clareadores de manutenção tópica, restitui-se à mulher a aparência ideal.