7 passos para o sucesso de uma festa de aniversário
Organizar uma festa de aniversário infantil exige planejamento prévio. Para que o dinheiro seja bem investido e o resultado final seja um sucesso, você deve iniciar os preparativos para o evento o quanto antes. O ideal é que os preparativos se iniciem com, no mínimo, um mês de antecedência, assim você fica mais tranquilo caso surja algum imprevisto.

Publicidade

Para ajudar as mamães a prepararem a festa de aniversário dos filhos, o Manual da Mamãe criou um passo a passo de tudo que você irá precisar, sem esquecer nenhum detalhe. Faça um arquivo no seu computador (ou caderno) com todos os passos do planejamento a seguir:

Primeiro passo

- Escolha um tema, data e horário.

- Faça uma lista de convidados.

- Decida se a festa será em casa ou em um salão de festas, casa de festas, clube, e reserve.

- Encomende os convites.

- Decida sobre as atividades da festa: jogos, brincadeiras, animação, lembrancinhas. Festa de criança precisa de diversão!

- Encomende as lembrancinhas (caso você escolha produtos personalizados).

- Comece a separar as fotos para fazer uma retrospectiva. Se você souber fazer em casa ótimo. Se não souber, contrate um profissional. Com certeza vai ser bem emocionante.

Segundo Passo

- Enviar os convites, pedindo que as pessoas confirmem a presença.

- Compre/encomende suprimentos, incluindo lembrancinhas, decoração, descartáveis, enfeites (isopor, painéis, toalhas, enfeites de mesa, balões).

- Contrate o entretenimento, DJ, fotógrafo, mágico, palhaço, cama elástica, piscina de bolinhas, pintura artística, contação de história, escultura de balões, apresentação de personagens etc.

- Se optar pela retrospectiva, alugue um telão com projetor.

Terceiro Passo

- Se a festa for feita em casa, solicite a ajuda de familiares e amigos (para arrumar as mesas, limpar, ajudar nos jogos, tirar fotos, atender telefones/interfones e portas, colocar nome nos presentes, entregar lembrancinhas).

- Se a festa for em casa de festas, confirmar todos os serviços.

Quarto Passo

- Envie um email para seus convidados para confirmar as presenças.

- Encomende o bolo e a vela.

- Encomende a comida (salgados e doces).

- Confirme todos os serviços contratados.

- Imprima plaquinhas com frases divertidas para fotos.

Quinto Passo

- Compre cartões de memória, baterias, tudo que for necessário para registrar a festa (Caso não tenha contratado um fotógrafo).

- Compre os ingredientes da comida se for fazer em casa.

- Verifique se você tem lembrancinhas suficientes de acordo com as confirmações. O ideal é ter sempre lembrancinhas a mais, pois algumas pessoas levam mais do que uma, ou ainda levam algum amiguinho do filho junto.

Sexto passo

- Para festa em casa, prepare a comida com antecedência. Quanto mais ajuda você tiver, menos trabalho e stress.

- Se você alugou um salão ou casa de festas, geralmente você pode pedir para entrar na noite anterior (desde que não tenham um evento antes do seu).

- Faça tudo o que puder um dia antes, para sobrar um tempinho para você se arrumar antes da festa! Afinal, você não quer parecer cansada e acabada no grande dia, não é mesmo!

Sétimo passo. O grande dia!

- Peça para alguém pegar o bolo.

- Encha os balões, faça isso de seis a quatro horas antes do evento (não deixe pra última hora).

- Na hora da festa, deixe comida nas mesas para os convidados irem beliscando desde o início da festa.

- Deixe as bebidas disponíveis (se não tiver garçon)

- Arrume as crianças, e depois se arrume, próximo do horário da festa.

- Muitas pessoas pegam as lembrancinhas antes de serem entregues pelo dono da festa. Por isso, deixe apenas uma quatidade exposta para enfeitar a decoração e tirar fotos, e deixe o restante guardado, e entregue apenas quando a pessoa estiver indo embora. Assim você evita que os últimos convidados fiquem sem lembrancinhas.

- Não se estresse com o que sair da programação, e lembre-se de se divertir!!! Boa festa!!!