Qual é a hora certa para corrigir a orelha de abano do seu filho?
Otoplastia é o nome dado para a cirurgia de correção de orelha de abano. As orelhas “abertas” podem provocar brincadeiras de mau gosto na escola, atrapalhando assim o desenvolvimento da autoestima e autoconfiança do pequeno.

Aos 4 anos de idade, as cartilagens das orelhas já alcançaram 90% do seu tamanho, mas segundo o cirurgião plástico Dr. Juliano Souto Ferreira, é recomendado que o procedimento seja realizado apenas a partir dos seis anos, que é uma fase que a criança começa a demonstrar desconforto com a sua aparência.

Para o Dr. Juliano é importante que o paciente demonstre interesse em passar pela cirurgia como em qualquer procedimento estético, por isso, a vontade dos pais não é suficiente. Além disso, o pós-operatório pode ser incômodo e requer cuidados que exigem certa maturidade e entendimento da criança.

"Ela deve usar uma faixa de proteção em volta das orelhas para mantê-las na posição correta e evitar o inchaço durante uma semana. E ainda tem os curativos e por final tirar os pontos", explica.

Por ser um procedimento que não envolve muitos riscos, a alta é dada poucas horas depois. As cicatrizes são quase invisíveis, pois os pontos ficam atrás da orelha.

Para finalizar o cirurgião dá a dica que a melhor época para fazer, é nas férias escolares, assim a criança tem mais de dois meses para recuperação e os coleguinhas nem notarão a diferença.