Como ensinar a criança a se vestir sozinha?
Quando a criança completa 3 anos, você já pode ensiná-la a vestir-se sozinha. Faz parte do seu desenvolvimento físico e emocional. Para não perder a paciência, olha só esses truques:

Dê opções a criança

Nessa fase, os pequenos querem afirmar sua independência. Então, dê ao seu filho escolhas sobre coisas que não são tão importantes. Por exemplo, pergunte: “Você prefere usar o uma camiseta azul ou roxa?” Dessa maneira ele conseguirá decidir e começar a escolher.

Permita mais

É normal que a criança tenha preferências sobre o que quer vestir ou alguma roupa que o incomode. Dentro do possível, seja flexível com isso. Não existe problema nenhum em evitar coisas que incomodam seu filho – isso mostra que você respeita a opinião dele. Você pode ajudar ele com isso: corte etiquetas e evite meias com costuras que machucam.

Praticar é preciso

Aos 3 anos, a maioria das crianças tem noções básicas de se vestir, como colocar roupas íntimas, vestir calças e shorts com cintura de elástico e moletons. Tarefas mais complicadas, como fechar zíperes e botões podem esperar um pouco mais). Mesmo que seja devagar, deixe seu filho se vestir sozinho – você pode escolher dias da semana que exigem menos pressa para fazer isso. Quanto mais ele praticar, mais rápido ele pegará jeito.

Brinque com o tempo

Crianças não têm a mesma urgência para sair de casa pela manhã como você, então transforme esse momento em algo criativo. Para agilizar o processo, diga: “Vou fechar meus olhos e ver quanto tempo você leva para colocar sua roupa” ou estabeleça um tempo de 10 minutos para ele se arrumar e dê um “prêmio” para ele quando ele conseguir cumprir com o tempo.

Planeje com antecedência

Uma boa dica para não perder tempo na hora de vestir a criança é escolher com ela a roupa na noite anterior. Assim seu filho não perde mais tempo que o estabelecido para se vestir pela manhã.