O que é tendência em quartos de bebê?
Tendências vêm e vão também quando o assunto é decoração de quartos de bebê. Embora o estilo tradicional e clássico, com móveis brancos no estilo romântico e paredes coloridas em tons pastéis, de acordo com o sexo do bebê, não saia de moda nunca, de tempos em tempos certas tendências ganham espaço. A decoradora Andréa Mamede, uma das proprietárias da Quarteto, loja especializada em quartos de bebê, conta que o que está em voga atualmente são os quartos sem tema. “Isso proporciona uma liberdade maior na criação. O quarto está aberto para receber diversos objetos e influências”, ressalta.

Assim, o importante é combinar bem os tecidos, cores e mobiliário com os elementos decorativos. Por exemplo, não é feito um quarto só de bonecas, mas com bonecas, ursos, flores, etc. É possível receber várias influências e usar até objetos comprados em uma viagem ou que os pais tenham ganhado de presente. Outra vantagem desse tipo de montagem é que o quarto “cresce” facilmente com a criança, ou seja, é muito prático adequá-lo ao desenvolvimento do seu filho.

Quanto às cores, o uso do rosa para menina e azul para o menino não vai mudar nunca. O que varia são os tons da cores. Para as meninas, o forte agora é o rosa seco e para os meninos o azul marinho ou azul acinzentado. E uma outra cor que está sempre presente nos dois sexos, sempre acompanhada de um pouquinho desse azul ou rosa, é o bege. “Acaba neutro para os dois e faz uma composição bonita”, avalia Andréa.

Antes de procurar a loja pensando apenas no que é tendência, Andréa alerta que é preciso preocupar-se com a funcionalidade e conforto. É essencial que a disposição dos móveis seja feita corretamente, para que a circulação no quarto aconteça de maneira mais confortável e segura. Outro ponto é fazer tudo com antecedência, preferencialmente assim que descobrir o sexo do bebê. “Se ficar em cima da hora, a mamãe acaba fazendo escolhas, não as que ela quer, mas as que são possíveis dentro do prazo que resta, causando frustração.”

A Quarteto

No mercado desde 2005, a Quarteto é uma das mais completas lojas de decoração para bebês e gestantes de Brasília. O nome faz alusão à sociedade formada pela mãe Marta Mahon e suas filhas Andréa, Luciana e Daniela. Em um showroom com sete ambientes decorados, a loja desenvolve enxovais personalizados, confecciona cortinas, fornece revestimentos de parede, complementos e ornamentações. Toda a linha de mobiliário é feita sob encomenda.

A loja oferece para seus clientes, gratuitamente, consultoria de decoração para o quarto do bebê. As sugestões variam de acordo com a necessidade de cada cliente e vão de opções mais simples e econômicas até quartos completos e sofisticados. Além da decoração, a futura mamãe vai encontrar um auditório, com capacidade para 40 pessoas, instalado na loja, onde são ministrados cursos e palestras gratuitos para as gestantes.