Quer fazer um preenchimento, mas tem dúvidas?
Em função da morte de uma paciente após a realização de preenchimento nos glúteos, muitas pessoas tem dúvidas a respeito do assunto, principalmente em relação ao polimetilmetacrilato (PMMA), substância possivelmente usada na vítima. A Dra. Aline Somacal, que é médica dermatologista, vai explicar um pouquinho sobre isso:

Preenchimento com Polimetilmetacrilato (PMMA) é permitido?

Sim! É permitido e tem registro na ANVISA. No entanto, é um preenchedor antigo, permanente, com muitas complicações, inclusive a longo prazo. Hoje dispomos de opções melhores, mais seguras e com resultados mais satisfatórios. Por isso, cada vez menos usamos esse tipo de preenchedor.

O que significa ser permanente?

Significa que ele (o PMMA) vai continuar no seu organismo, é definitivo! Não há antídoto ou medicamentos para remover, a não ser com cirurgia plástica.

Quem já fez preenchimento com PMMA deve se preocupar? 

Se está tudo ok com a pele, não precisa se preocupar. No entanto, é aconselhável não fazer mais outros preenchimentos com outros materiais (ácido hialurônico, hidroxiapatita de cálcio etc.) devido ao risco de reações imunológicas.

Quais outras opções de preenchimento?

Hoje os produtos disponíveis para preenchimento no Brasil são: gordura, ácido hialurônico, hidroxiapatita de cálcio e  policaprolactona. E ainda há os estimuladores de colágeno, que não são exatamente preenchedores.

Quero fazer um preenchimento pela primeira vez. Que produto posso utilizar?

O preenchedor mais utilizado atualmente, com resultados mais harmônicos e mais seguro, é o ácido hialurônico. O preenchimento com ácido hialurônico tem uma duração média de 1 a 2 anos (dependendo do local a ser preenchido e do tamanho das partículas) e é totalmente absorvido pelo organismo. Além disso, há maneiras de se remover, caso houver alguma reação, complicação ou se o resultado for ruim.

Quais as indicações para preenchimento facial com ácido hialurônico?

O ácido hialurônico é muito versátil, pode ser feito para: correção de rugas, olheiras, sulcos (bigode chinês, linha de marionete), aumento de lábios, reposição de volume perdido com o envelhecimento, melhora do contorno do rosto, correção de assimetrias, correção de cicatrizes de acne, etc. Conforme a indicação, podemos usar ácido hialurônico de diferentes tamanhos e densidades.

Que preocupações devo ter antes de decidir fazer um preenchimento?

Preenchimento é um procedimento médico e como todo procedimento médico há riscos e pode haver complicações. No entanto, elas não são comuns e a chance de ocorrer diminui quando o procedimento é feito por um profissional habilitado e capacitado (médico dermatologista ou cirurgião plástico) e em local adequado (consultório médico, clínica médica ou hospital). Além disso, é importante conversar com seu médico sobre os resultados, verificar se é o que você espera, se vai corresponder às suas expectativas.  Os resultados do preenchimento com ácido hialurônico costumam ser satisfatórios, discretos, harmônicos e naturais.

Existem contraindicações?

Em pessoas portadoras de doença autoimune e em uso de alguns medicamentos o preenchimento pode ser contraindicado.