MD Codes promove harmonização facial com naturalidade
Mamãe, o que você vê quando se olha no espelho? Um rosto flácido e de contornos indefinidos? A partir dos 30 anos é comum a perda de gordura em áreas específicas da face, resultando em um aspecto envelhecido. Para corrigir isso de forma harmoniosa e extremamente natural, o MD Codes ™ virou tendência. A técnica foi desenvolvida para cooperar na identificação dos pontos do rosto a serem melhorados, respeitando a particularidade de cada formato facial, explica o dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Dr. Alessandro Alarcão.

Publicidade

“Cada rosto tem um formato distinto, flacidez em pontos diferentes, perda de volume de gordura em áreas específicas e menor ou maior estrutura óssea, além das estruturas ligamentares. Assim, com uma avaliação detalhada e intervenção com base nesses pontos, conseguimos tratar e prevenir o envelhecimento, além de melhorar as proporções faciais”, destaca o Dr. Alessandro, que é speaker nacional da Allergan e ministra treinamento de MD Codes™. Entenda mais sobre a técnica em entrevista completa com o especialista:

O que são os MD Codes™?

Os Medical Codes (MD Codes™), técnica desenvolvida pelo cirurgião plástico Dr. Maurício de Maio, codificam a face em pontos específicos, ajudando o dermatologista a identificar as áreas a serem tratadas com preenchimento, respeitando a particularidade de cada formato facial, o que promove resultados naturais, sem exageros. O procedimento codifica os pontos de sustentação da face, que auxiliam na potencialização dos resultados com preenchimento para a redução da perda de volume e melhora do contorno facial. Cada ponto é representado por letras e números, em que as letras representam uma determinada área anatômica e os números indicam a sequência em que as injeções podem ser potencialmente aplicadas. O tratamento não só promove a melhora das proporções faciais, mas, principalmente, previne o aparecimento precoce da flacidez em pacientes predispostos.

Que preenchimento é usado?

A sustentação e a reestruturação facial é feita com a aplicação do ácido hialurônico nestes pontos codificados. O ácido hialurônico é uma substância naturalmente presente no organismo humano que é usada há muitos anos no preenchimento facial para suavizar rugas profundas e redefinir o contorno da face.

Quais são as áreas indicadas para a aplicação dos MD Codes™?

As regiões tratadas com maior frequência são a área da maçã do rosto, que perde volume e sustentação, especialmente após processos de emagrecimento, e a região do queixo e da mandíbula. Nunca podemos esquecer que todos os ligamentos vão ficando frouxos. Então, o importante é reestruturar o rosto e não preencher pele.

Qual o tempo de duração dos MD Codes™ na pele?

A duração do efeito é variável, dependendo do produto utilizado, da região tratada e das características de cada paciente, variando de 12 a 24 meses, mas mesmo após esse período observa-se melhora da sustentação das regiões, já que o tratamento com o MD Codes™ estimula a produção de colágeno.

Quais são as contraindicações e cuidados necessários após a realização do MD Codes™?

Não é recomendado para gestantes e pessoas alérgicas a algum dos componentes da fórmula do ácido hialurônico. Após o procedimento, é recomendado evitar massagem no local por 24 horas e atividades físicas nesse período.

Existe restrição de idade para o tratamento?

Não existe restrição de idade para realizar o tratamento. Pacientes jovens podem se submeter ao MD Codes™, visando prevenção da flacidez, rugas e perda de volume.

Como esse tratamento facilita o entendimento entre médico e paciente acerca da harmonização facial?

Nem sempre o paciente sabe o que realmente precisa e o nosso papel é fazer com que ele compreenda quais serão as prioridades no seu tratamento. Muitas vezes a origem de uma insatisfação reportada pelo paciente pode estar localizada em uma área diferente daquela que o desagrada. Imagem é assunto sério! Nunca exagere! O resultado precisa ser muito elegante. O objetivo é que ninguém consiga identificar o que você fez, mas que perceba que está mais jovem, com uma aparência descansada e menos flácida. Deixar uma paciente bonita de forma estática é fácil, o difícil é deixá-la bonita de forma dinâmica, por isso procure um dermatologista de confiança. Ele é o profissional capacitado para cuidar da sua pele.
Esse conteúdo foi feito em parceria com

Dr. Alessandro Alarcão


Conheça mais dele