Quais os benefícios da leitura para crianças?

De acordo com a última edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro, crianças de 5 a 10 anos representam 40% dos leitores no país. Os números mostram que o gosto pela leitura pode começar cedo e contar com o exemplo dos pais, em casa, pode ser o apoio fundamental para estimular o gosto pelos livros nos pequenos.

Publicidade

“Todas as crianças, sem exceção, gostam de ouvir histórias. A leitura de livros, além de divertir estimula a criatividade e a imaginação delas”, diz Mariana Bruno Chaves, formada em Letras pela USP e coordenadora do setor pedagógico do Kumon.

Entre muitos benefícios da atividade, Mariana destaca:

1. O número de palavras que as crianças ouvem nos primeiros anos de vida está diretamente relacionado com o vocabulário que terão aos dois anos de idade e com o sucesso em seu processo de alfabetização.

2. Conhecer novas histórias amplia a capacidade de imaginação. Isso torna a mente mais flexível – uma condição fundamental para a resolução de problemas.

3. Ler ajuda a ter uma noite de sono mais tranquila.

4. O momento da leitura pode favorecer a conexão entre pais e filhos. Ao dedicar este tempo para estar ao lado da criança, o adulto promove uma situação de contato seguro e afetivo, no qual o pequeno se sente acolhido para mergulhar no universo da fantasia e do sonho.

5. A leitura é um modo de falar com as crianças sobre assuntos como morte, medos, raiva e outros temas complicados. Isso as ajuda a elaborar seus sentimentos e enfrentar situações difíceis, por meio das metáforas e narrativas criadas por diferentes autores.