Pais que criam "boas" crianças fazem estas 5 coisas
A realidade atual é bem diferente de antigamente. Hoje vivemos a era do iPod, iPhone, computadores, internet, videogames de última geração e outras modernidades. Antes as crianças brincavam na rua, jovagam bola, brincavam de pique-esconde, subiam em árvore, jogam vólei e entravam para casa quando escureciam. OS dias de hoje são bem diferentes de 20, 30 anos atrás. Mas é preciso se atentar para a criação dos filhos. A substituição das brincadeiras antigas pelos eletrônicos podem fazer muito mal aos pequenos. Psicólogos de Harvard vêm estudando o que torna uma criança bem criada nestes tempos de mudanças. E eles chegaram a conclusão de que existem elementos que ainda são essenciais.

Publicidade

Já se preparou para o parto? Clique aqui e veja detalhes importantes!

Confira a seguir os 5 segredos para criar uma "boa" criança, segundo os psicólogos de Harvad:

1)Passe muito tempo com seu filho

A presença dos pais na vida dos filhos é essencial. Passar tempo com os filhos significa deixar tudo de lado por um tempo e brincar com ele, jogar uma bola, assistir um filme, ler um livro. Interagir com o pequeno. Esses são os momentos que ele vai se lembrar. A criança vai esquecer que você comprou. Só querem passar mais tempo com os pais.

2) Fale com seu filho de forma que ele consiga entendê-lo

Os pesquisadores de Harvard afirmam que "Mesmo que a maioria dos pais diga que o cuidado com seus filhos é uma prioridade de tempo, muitas vezes as crianças não estão ouvindo a mensagem".

Os pais precisam estar presente na vida dos filhos, saber o que está acontecendo com eles, falar com os professores, atentar-se para as mudanças de comportamento, mostrar ao filho que ele é prioridade em sua vida e permitir que ele se sinta confortável com você. As crianças necessitam de confirmação através de palavras. Converse com elas. Compartilhe suas histórias sobre escola, amigos, família...

3) Mostre para seu filho como resolver problemas sem estressar com o resultado

Uma das melhores coisas que você pode fazer pelo seu filho é deixá-lo analisar e resolver problemas, decidir por si mesmo o que ele quer. Essa capacidade de resolver problemas é fundamental para a formação da criança. Os pais não poderão resolver os problemas dos filhos para sempre. É saudável incentivá-los a tomar suas próprias decisões, permitir experimentar a vida através de suas próprias lentes.

Crie um filho produtivo, que faça escolhas, tome decisões... Permita que ele venha até você e converse sobre seus problemas e o oriente a fazer as melhores escolhas. Seja um orientador e não um determinador.

O codiretor do projeto, Rick Weissbourd diz “Estamos muito focados na felicidade de nossos filhos. Estamos fazendo-os se concentrarem apenas em casos de sucesso?” A pressão para a realização pode ter muitos resultados negativos”.

4) Mostre sua gratidão a seu filho diariamente

“Os estudos mostram que pessoas que praticam o hábito de expressar gratidão são mais propensas a serem úteis, generosas, compassivas, felizes, saudáveis e perdoarem com mais facilidade". Os pais devem expressar gratidão aos filhos pela realizações de tarefas, atitudes bonitas... As crianças precisam ver que a gratidão é um dom notável. Sempre que fizerem algo, honre-as e reconheça o seu desempenho.

Os pais devem ensinar os filhos a serem compreensivos e compassivos com os outros. E ser o exemplo é uma boa maneira de começar. Uma boa dica é levar as crianças em um abrigo, mostrar quão maravilhoso é ter uma casa. Ensinar a compaixão, a compreensão e sabedoria é o caminho para os filhos se tornarem bons adultos.

5) Ensine seu filho a expandir sua visão

“Quase todas as crianças empatizam e se preocupam com seu pequeno círculo de familiares e amigos”, dizem os pesquisadores. Por isso, ensine seu filho a participar das questões de família, a experimentar o mundo através da sua compaixão. Faça com que ele interaja sem o uso da tecnologia, seja compreensivo, não julgue os outros, seja tolerante, e se preocupe com o próximo. Seja o exemplo da criança. Exponha ele a diferentes culturas. Isso ajuda a desenvolver uma pessoa amorosa, gentil e feliz. Os pais são responsáveis por criar filhos amorosos, pois são através deles que as crianças vêem o mundo na infância.

"Criar uma criança respeitosa, carinhosa e ética sempre pode parecer um trabalho árduo. Mas é algo que todos nós podemos fazer. E nenhum trabalho é mais importante ou mais gratificante.”

 

Seu filho passa mais tempo na frente de um celular, um tablet ou algum item tecnológico do que interagindo com a família? Ta errado. Conheça a solução!

https://www.youtube.com/watch?v=Qq_u-KCioFo