Os primeiros mil dias do bebê: fase mais importante da vida
Mamães, vocês já ouviram falar que os primeiros mil dias do bebê são os mais importantes da vida dele?  Essa fase, que engloba os 270 dias da gestação mais os 365 dias do primeiro ano de vida e os 365 dias do segundo, tem um tremendo impacto na saúde e na estrutura emocional da criança, com desfechos que serão sentidos ao longo dos anos futuros.

Publicidade

Para explicar para as mamães a importância dos primeiros mil dias do bebê, a youtuber Flávia Teodoro conversou com a pediatra e neonatologista Dra. Simone Ramos no Canal do Manual da Mamãe. A especialista esclareceu o que a mamãe deve fazer nesse período a fim de garantir a saúde física e emocional do seu filho.

Segundo a Dra. Simone Ramos, assim que a mulher engravidar, ela precisa iniciar o pré-natal, ter uma boa nutrição, e fazer um acompanhamento psicológico para lidar com as mudanças da melhor maneira possível. Além disso, o apoio familiar é fundamental nessa etapa da vida da mamãe e do bebê.

A Dra. Simone ressalta ainda que a alimentação é fundamental para a saúde do bebê. A mãe que se alimentou bem durante a gestação transmite isso para o bebê através do líquido amniótico. E logo que o bebê nasce, a amamentação também é muito importante para que ele cresça saudável.

Uma dica muito bacana que a Dra. Simone dá as mamães é adotar o BLW, o método que a mãe oferece comida picada no lugar da papinha. Dessa forma, o bebê aprende novos sabores, texturas e passa a comer sozinho.

Outro ponto que a especialista destaca é que o estresse durante a gestação pode afetar a criança e prejudicar seu desenvolvimento emocional ao longo dos anos. Por isso, nada de ficar estressadas, gravidinhas.

 

Confira na íntegra todas as dicas da Dra. Simone sobre os primeiros mil dias do bebê:

 

https://www.youtube.com/watch?v=mtgho3Klfbo

 

 

Veja também como o BLW funciona:

 

https://www.youtube.com/watch?v=b1vqqh8lcHE&t=114s