O que a mulher pode ou não fazer no pós-parto

É normal no pós-parto que esteja ansiosa para fazer várias coisas, organizar as coisinhas do bebê e retomar sua rotina, mas calma seu corpo está se recuperando, ele passou por muitas mudanças.

É preciso respeitar um período de cerca de 40 dias de recuperação, depois de dar à luz. O puerpério, conhecido como resguardo ou quarentena traz muitas perguntas sobre o que a mulher pode ou não fazer, o que é mito ou verdade.

 

Estou com depressão pós-parto?

Neste período existe uma queda brusca dos níveis hormonais, podendo provocar desânimo e cansaço, cerca de 80% das novas mães sentem tristeza e insegurança, isso costuma durar até 15 dias, é classificado pelos médicos como baby blues. É preciso ficar atenta caso esses sentimentos persistam, já que pode ser uma depressão pós-parto.

 

Posso engravidar novamente?

Nos primeiros 40 dias as chances são mínimas, mas não se deve ter relações sexuais nesse período. Enquanto a mulher amamentar de forma exclusiva, as chances de engravidar são baixas. A partir da 7ª semana pós-parto esse risco aumenta, a mulher deve procurar um método contraceptivo que não interfira no leite, como o DIU, por exemplo.

 

Sangrar é normal?

Nos primeiros dias é normal aparecer um sangramento de coloração avermelhada que, ao longo das semanas, passa a um tom marrom, amarelado, até que fique transparente. O fluxo será mais intenso se o parto tiver sido normal. Porém, é fundamental que seu médico acompanhe esse sangramento.

 

Posso dirigir?

Para quem fez parto normal pode atrapalhar a cicatrização do períneo, região entre o ânus e a vagina, principalmente se ele tiver sido submetido a uma episiotomia. Porém se a mulher não sentir incômodo a partir da segunda semana é possível dirigir. No caso da cesárea não costuma ser permitido no primeiro mês, porque pode atrapalhar a cicatrização das suturas abdominais.

 

Depilação é liberada?

Não existe nenhum problema à princípio, caso não exista observações feitas pelo médico está liberada.

 

Exercícios físicos, quando posso fazer?

As mamães que se submeteram a parto normal não podem fazer exercícios pesados nos 45 primeiros dias. Caminhadas leves, de 20 a 30 minutos, podem ser feitas até após o primeiro mês. Para quem fez cesárea é um pouco mais delicado. Exercícios pesados, como corridas, precisam ser evitados por três meses. Caminhadas e natação estão liberadas a partir de dois meses.

 

Posso tingir o cabelo?

Os cabelos costumam cair, devido à queda hormonal. Depois de 90 dias depois do parto, a tendência é que as madeixas se normalizem. Porém, as tinturas devem ser adiadas enquanto a mulher estiver amamentando, porque os produtos químicos podem conter amônia ou formol e são perigosos para o bebê. Porém, pintura à base de henna não oferece risco.

 

Posso usar absorvente interno?

Para as mulheres que se sentem mais confortáveis, não existe nenhuma contraindicação.

 

Para mais conteúdo, siga o Manual da Mamãe no Instagram @manualdamamae 

Acesse também nossa página no Youtube: youtube.com/manualdamamae 

Você pode contar também com o curso Estou Grávida, e Agora? São videoaulas para acabar com todas as inseguranças da gestação e dos primeiros cuidados com o bebê. Saiba mais em: www.manualdamamaeip.com