Foi detectada no Sul da França uma nova variante do coronavírus, denominada B.1.640.2 ou "IHU". Ao menos 12 pessoas já foram contaminadas por essa variante que apresenta 46 mutações e 37 deleções genéticas (alterações cromossômicas), sendo 9 na proteína "spike", que se prende às células humanas.
O Instituto Mediterrâneo de Infecção do Centro Hospitalar Universitário constatou essa nova variante e apresentou em artigo publicado pelo professor Phillipe Colson. O primeiro caso da "IHU" foi diagnosticado em um homem completamente vacinado que retornou de viagem ao país africano, Camarões. Cientistas acreditam que a variante tenha vido de lá.
O professor Colson admite em seu artigo que "essas observações, no geral, mostram mais uma vez a imprevisibilidade do surgimento de novas variantes do coronavírus, e sua introdução pelo exterior exemplifica a dificuldade de controlar a disseminação subsequente".
Alerta
Não se sabe ainda se o vírus é mais contagioso ou letal que as outras cepas. A Organização Mundial de Saúde ainda irá avaliá-lo.
Para mais conteúdo, siga o Manual da Mamãe no Instagram @manualdamamae
Acesse também nossa página no Youtube: youtube.com/manualdamamae
Você pode contar também com o curso Estou Grávida, e Agora? São videoaulas para acabar com todas as inseguranças da gestação e dos primeiros cuidados com o bebê. Saiba mais em: www.manualdamamaeip.com