Ministério da Saúde lança campanha para atualizar carteira de vacinação das crianças

O Ministério da Saúde realiza em todo o Brasil, de 1º a 29 de outubro, uma campanha de Multivacinação, que tem como objetivo atualizar a carteira de vacinação das crianças e dos adolescentes, com menos de 15 anos de idade. O dia D da campanha será em 16 de outubro.

Segundo a pasta, são 18 tipos de vacinas disponíveis em cerca de 45 mil postos, que protegem as crianças da pólio, sarampo, catapora, caxumba entre outras doenças.

Publicidade

Quanto aos adolescentes de 12 a 15 anos, que já podem ser imunizados com a vacina da Pfizer contra o coronavírus, eles podem comparecer aos postos de vacinação para se imunizar tanto contra a covid-19, como também para receber as outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.

Segundo o Ministério da Saúde, as vacinas contra a covid podem ser administradas no mesmo momento ou em qualquer intervalo com as vacinas do Plano de Imunização.

De acordo com Arnaldo Medeiros, Secretário de Vigilância em Saúde, desde 2015, a cobertura vacinal no Brasil vem diminuindo. E o processo pandêmico acabou reduzindo ainda mais o número de pessoas imunizadas. "Por isso, contamos com apoio dos pais e dos responsáveis em levar seu filho para que eles possam atualizar as vacinas".

Entre as causas para a redução da cobertura vacinal, Medeiros enumerou alguns fatores, como desconhecimento sobre a importância e benefício das vacinas; fake news; grupos antivacinas; medo de efeitos adversos e horários de funcionamento das unidades de saúde incompatíveis com as rotinas da população.

Confira o calendário de vacinação das crianças aqui.

 

Para mais conteúdo, siga o Manual da Mamãe no Instagram @manualdamamae 

Acesse também nossa página no Youtube: youtube.com/manualdamamae 

Você pode contar também com o curso Estou Grávida, e Agora? São videoaulas para acabar com todas as inseguranças da gestação e dos primeiros cuidados com o bebê. Saiba mais em: www.manualdamamaeip.com