Menor bebê prematuro do mundo recebe alta após mais de um ano internado

Uma bebê considerada a menor do mundo ao nascer recebeu alta de um hospital de Cingapura após 13 meses na UTI. Kwek Yu Xuan tinha apenas 212 gramas — o peso de uma maçã — quando nasceu e media 24 cm de comprimento. O parto foi prematuro em junho de 2020 após a mãe ser diagnosticada com pré-eclâmpsia e passar por uma cesárea de emergência na 24ª semana de gestação. Yu Xuan agora pesa 6,3 kg e seu estado de saúde é bom.

A equipe médica ressalta que a permanência da menina na unidade de saúde não foi tranquila. A bebê teve que realizar vários tratamentos e precisava de diversas máquinas para sobreviver. Ainda assim, "era ativa e alegre durante a hospitalização". Após receber alta, Yu Xuan ainda precisará usar um respirador por conta de uma doença pulmonar crônica — condição comum em bebês prematuros—, mas já consegue engatinhar e pode se alimentar com uma mamadeira.

Chefe do Departamento de Neonatologia do hospital, o médico Zubair Amin, agradeceu à família pela confiança e todos que de alguma forma auxiliaram no tratamento.

"Foi uma jornada difícil para Yu Xuan e nós agradecemos o esforço e o apoio de nossos colegas, doadores e a comunidade que contribuiu para a sobrevivência e o crescimento dela. Foi um esforço em equipe que incorporou o espírito de cuidado e compaixão", ressaltou.

menor bebê do mundo

Segundo o Hospital Universitário Nacional de Cingapura (NUH), Yu Xuan foi a bebê que permaneceu por mais tempo na UTI neonatal do hospital. A mãe, Wong Mei Ling, esteve com ela todos os dias graças a ajuda de doadores, familiares e amigos. Em meio à pandemia de Covid-19, Ling trabalhou remotamente do hospital, um esforço para não ficar longe da filha.

Os pais de Yu Xuan conseguiram pagar por sua longa permanência no hospital por meio de uma vaquinha virtual que arrecadou o equivalente a R$ 1,4 milhão.

"Agradecemos muito aos médicos e enfermeiras da equipe do NUH pelo cuidado e tratamento médico maravilhoso de Yu Xuan. Além disso, nós gostaríamos de expressar nossos agradecimentos à plataforma de ‘crowdfunding’ e aos doadores, bem como aos nossos parentes, amigos e colegas pelo cuidado e incentivo", ressaltou a mãe em comunicado divulgado pelo hospital.