Ensine para seu filho o verdadeiro sentido da Páscoa

Os filhos só compreenderão os valores da Páscoa se falarmos sobre eles e, acima de tudo, demonstrarmos, pelo exemplo, que acreditamos nisso. Você pode, sim, comprar ovos de Páscoa para seu filho, mas não deixe de transmitir os bons valores desta data. 

Publicidade

 

1. Fé

A primeira coisa a fazer é explicar para seu filho por que celebramos a Páscoa

Páscoa vem da palavra Pessach, que significa passagem. Diga a ele que Páscoa é a passagem da morte para a vida.

Relembre a história de Jesus Cristo e explique que Ele foi um homem que veio ao mundo para nos ensinar a amar.

Fale sobre os milagres que Jesus fez, fale sobre sua ressurreição três dias após sua morte... Tudo isso nos ensina a cultivar a fé.

 

2. Esperança

Cristo morreu em uma sexta-feira e ressuscitou no domingo (domingo de Páscoa). Por isso, as horas que antecedem a ressurreição nos trazem um vazio. É importante apresentarmos o valor da interiorização desse momento para os filhos. Conversar sobre esse período em que Jesus morreu e o quanto os discípulos e a mãe dele sofreram. Fale sobre a dor, sobre o medo, e sobre a esperança.

 

3. Caridade e amor ao próximo

A Páscoa traz uma mensagem importante que o verdadeiro sentido da vida se encontra no exemplo de Jesus Cristo: "amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei" (Jo 15:12).

É importante que seu filho saiba disso. E você deve demonstrar com suas ações, ajudando o próximo, promovendo ações solidárias, sendo exemplo no dia a dia.

 

4. Coragem e perseverança

Conversar sobre a morte de Jesus com seu filho irá ajudá-lo a entender sobre as dificuldades que se enfrenta pelos caminhos da vida, que é preciso cuidar-se, amar e respeitar o próximo e ter coragem e perseverança nos momentos difíceis.

Jesus transformou a morte em vida. Explique a seu filho que precisamos as vezes "matar" dentro de nós o que nos impede de sermos melhores pessoas.

 

5. Vida nova

A morte não é o fim. Quem vive e morre em Jesus Cristo ressuscita para a vida eterna.

Explique para o seu filho a importância de vivermos nossa vida fundamentada no que Jesus nos ensinou.

Seu filho precisa e merece saber o verdadeiro sentido da Páscoa e o real significado do sacrifício do nosso senhor Jesus Cristo!

 

 

Símbolos importantes da Páscoa

O pão simboliza o corpo e o vinho simboliza o sangue de Cristo. Esses dois elementos aparecem na Última Ceia, momento em que Jesus e seus discípulos celebram a Páscoa judaica.

(Lucas 22:19-20)

Já o Cordeiro é um dos símbolos mais antigos da Páscoa, lembrando a aliança que Deus teria feito com o povo judeu no Antigo Testamento. Naquela época, a Páscoa era celebrada com o sacrifício de um cordeiro. Para os cristãos, Jesus Cristo é o “cordeiro de Deus que tirou os pecados do mundo”.

 

 

 

Para mais conteúdo, siga o Manual da Mamãe no Instagram @manualdamamae 

Acesse também nossa página no Youtube: youtube.com/manualdamamae 

Você pode contar também com o curso Estou Grávida, e Agora? São videoaulas para acabar com todas as inseguranças da gestação e dos primeiros cuidados com o bebê. Saiba mais em: www.manualdamamaeip.com

 

Publicidade