É possível engravidar fora do período fértil?
Quando a mulher resolve engravidar, o termo período fértil passa a fazer parte do seu vocabulário! Para quem está se inteirando do assunto agora, o período fértil é aquele em que existem as grandes probabilidades de engravidar e ocorre por volta do 14º dia, contando a partir do primeiro dia de menstruação. E como muitas mulheres têm dúvidas se é possível engravidar fora desse período fértil, o Manual da Mamãe quer ajudá-las a entender como funciona.

Publicidade

Já se preparou para o parto? Clique aqui e veja detalhes importantes!

Queremos esclarecer que o que pode ocorrer para que a mulher engravide fora dessa programação é que seu período fértil pode ser alterado pelo funcionamento e regularidade do corpo feminino. Muitas mulheres afirmam ter engravidado após relações sexuais fora do provável período fértil. Como isso é possível?

Ovulação fora do período

Existem mulheres que podem ovular mais de uma vez em um mesmo ciclo. O Pico de Adrenalina estimula uma nova ovulação. O ato sexual pode estimular essa ovulação e aumentar as chances de uma gravidez. Essa é uma das explicações para as mulheres que afirmam ter facilidade para engravidar.

Espermatozóide sobrevivente

3 a 5 dias é o tempo de sobrevivência do espermatozóide dentro do corpo da mulher. Dessa forma, se a mulher tiver relações sexuais pelo menos 5 dias antes da ovulação, ela corre o risco de engravidar. Há casos raros de espermatozóides sobreviverem por 15 dias dentro do corpo feminino. Essa sobrevida torna possível engravidar mesmo não tendo relações sexuais no período fértil.

Como calcular o período fértil

Em um ciclo normal, o pico do período fértil ocorre ao 14º dia, a contar do primeiro dia da menstruação. A ovulação provavelmente pode ocorrer entre o 11º e 17º dia após a menstruação.

No caso de ciclo irregular deve subtrair 18 dias ao ciclo mais curto e 11 dias ao mais longo.

Como muitas mulheres tem dificuldades para entender o próprio corpo, uma calculadora de período fértil pode ajudar a ter uma data mais estimada do período com base no primeiro dia de menstruação.

Ovulação precoce

Em algumas mulheres pode ocorrer a ovulação precoce em que um óvulo maduro é liberado depois de 8 ou 10 dias após o início do ciclo menstrual. Esse fenômeno pode estar ligado a fatores como: estresse, alimentação, álcool, fumo, existência de alguma doença crônica e mudança no estilo de vida.

Sinais importantes para identificar a ovulação

  • Alterações no muco vaginal - ele fica mais espesso com aspecto semelhante a clara de ovo. Geralmente, quando esse líquido fica mais fino é sinal de que a mulher está mais apta a engravidar.
  • Alterações na temperatura corporal - antes da ovulação a mulher pode apresentar um ligeiro declínio da temperatura corporal e após ovular a mulher apresenta aumento acentuado da temperatura.
  • Aumento da libido.
  • Dores de um dos lados do abdomên que costuma durar por algumas horas.

 

 

 Descobriu que está grávida? E agora? Nada melhor que um especialista para te ajudar!

https://www.youtube.com/watch?list=PL7R9cRu7I73muCjbdDOZ2vz0E2Ao30RBV&v=yYYK8IN3QhM