'Desafio' de fumar 'cotonete' é a nova onda entre jovens nas redes sociais

Você já ouviu falar do "desafio de fumar cotonete"? É mais uma modinha entre crianças e adolescentes que acabou de chegar ao Brasil. O "desafio" consiste em queimar uma das pontas do cotonete com fósforo ou isqueiro e puxar a fumaça pela outra ponta como se estivesse fumando um cigarro.

Vários vídeos em que aparecem jovens participando da trend estão circulando nas redes sociais.  O “desafio” se tornou popular principalmente entre as crianças e adolescentes de Portugal e França, e agora tem sido propagado entre os jovens brasileiros, principalmente pelo TikTok.

 

Perigo

Essa prática tem causado muita preocupação, pois as substâncias tóxicas produzidas pela queima podem afetar o pulmão e o cérebro. O ato de 'fumar o cotonete' leva a liberação de substâncias nocivas que podem afetar o pulmão de curto a longo prazo.

Especialistas afirmam que essa tendência pode causar danos como hiper-reatividade brônquica, inflamação das vias aéreas, que pode levar à quadros de insuficiência respiratória e, quando mais grave, à morte. E se o hábito de 'fumar cotonete' permanecer por muito tempo, pode levar até mesmo a câncer de pulmão no futuro.

 

‘Desafios’ perigosos

Esses desafios perigosos não são novidade nas redes sociais. Em 2017, o "jogo da Baleia Azul" foi associado diretamente com o aumento dos casos de suicídio entre crianças e adolescentes. Outro desafio que levou jovens à morte, foi o do "Apagão".

Por isso, fica o alerta. Esses 'desafios' não param de surgir. E o melhor caminho para não deixar que isso chegue até seu filho é orientá-lo, estar presente, saber o que ele tem acesso. Observe os comportamentos do seu filho, se fugir do normal, investigue. Participe da vida dele, esteja pronto para ouvi-lo e ajudá-lo.

 

 

 

Para mais conteúdo, siga o Manual da Mamãe no Instagram @manualdamamae

Acesse também nossa página no Youtube: youtube.com/manualdamamae 

Você pode contar também com o curso Estou Grávida, e Agora? São videoaulas para acabar com todas as inseguranças da gestação e dos primeiros cuidados com o bebê. Saiba mais em: www.manualdamamaeip.com