Crianças em quarentena: quais cuidados é preciso ter?
A pandemia do coronavírus traz muitas dúvidas aos pais do que se deve e do que não se deve fazer com as crianças, principalmente durante o período de quarentena que, como todos os órgãos responsáveis estão reforçando, não é férias. Portanto, não é recomendado sair com as crianças.

Manter as crianças em casa é prioritário, mas nem sempre é fácil. É importante começar a quarentena explicando para os pequenos a atual situação e os motivos de não poderem sair. Confira outros cuidados que é preciso ter com os pequenos no período de quarentena:

Passeio ao ar livre, pode? As aglomerações estão proibidas. Sendo assim, locais como shopping, teatro e cinema estão fora de cogitação. Mas e os parquinhos de prédio, por exemplo? O primeiro ponto é que depende do prédio. Alguns condomínios são grandes, e se esse for o caso do seu, evite ir a locais com muita gente, mesmo que seja ao ar livre. Além disso, brinquedotecas e salões de jogos podem não ser uma boa ideia, já que são ambientes fechados.

Quais ações são recomendadas? No cenário em que estamos, o ideal é manter as crianças em casa. Não leve à escola ou parquinhos, já que o contato com outras crianças da mesma idade pode ser perigoso. Além disso, é importante ressaltar que devemos evitar que os pequenos tenham contato físico com os avós. Uma saída são as vídeo-chamadas e ligações.

Distrações. Manter uma rotina de estudos, conversar sobre o momento pelo qual estamos passando, e investir em brincadeiras não virtuais vão ocupar o tempo dos pequenos com qualidade e aprendizado. O Manual da Mamãe preparou um e-book com dicas superlegais com dicas sobre o que fazer em casa com a criançada. Você pode baixá-lo gratuitamente clicando aqui. Baixe também esta cartilha bem legal para saber como falar sobre o coronavírus com as crianças.

Como fica a higiene? Ensine os pequenos a lavar as mãos mais vezes ao dia, tomar banho mais frequentes e que não se deve colocar a mão na boca, nariz ou olhos. Se ainda estiver trabalhando fora, ao chegar em casa, tire os sapatos antes de entrar. Além disso, lave as mãos imediatamente e troque as roupas, para evitar riscos. Para ajudar os pais e responsáveis nessa missão, a PlayKidliberou acesso gratuito ao Vagão de Higiene Pessoal no aplicativo.

É hora de pensar no coletivo. Pesquisas apontam que o grupo de risco do Coronavírus são os idosos e pessoas que sofrem com problemas respiratórios ou diabetes, por exemplo. Diferente da maioria das pessoas, a doença nesse grupo se manifesta de forma mais grave. No entanto, como o índice de transmissão do vírus é muito alto, adultos, jovens e crianças devem se isolar também, para não transmitir a doença para idosos ou demais pessoas do grupo de risco. Isso é pensamento social, é pensar no coletivo e no próximo.

Leia também:

Com as crianças em casa por causa do coronavírus, como ter mais tempo para elas

Coronavírus: quais os riscos para grávidas, bebês e crianças?