Como otimizar a rotina de mãe?
Quem é mãe sabe muito bem o quanto o tempo pode passar rápido em meio às tarefas semanais. Compromissos de trabalho, cuidados do lar e todas as atividades paralelas costumam sobrecarregar as mulheres. Mas tem como otimizar a rotina de mãe?

Publicidade

Aproveitamento de tempo

Dizer que você não tem tempo não ajuda em nada na hora de elaborar uma rotina mais saudável. Por isso, o ideal é entender onde você pode ter maior aproveitamento de tempo e dedicar períodos menores para atividades não tão importantes, focando esse mesmo período em momentos com a família ou cuidados pessoais. Confira 4 dicas para otimizar a rotina:

As compras de casa

Fazer compras costuma consumir um bom tempo de nossas semanas, especialmente se você fizer suas pesquisas pessoalmente, ou seja, indo de loja em loja. Muita gente entra em comércios para pegar encartes e ver os descontos em casa, mas é possível conhecer descontos mesmo sem um folheto impresso. Um exemplo? Encartes virtuais como das lojas Cem ofertas.

Basicamente, ele funciona como um catálogo tradicional, mas você pode acessar à qualquer momento, em qualquer lugar. Assim, ao invés de gastar tempo procurando preços com desconto pessoalmente, você visualiza as ofertas pelo computador ou smartphone e escolhe a loja que melhor atende suas necessidades.

Planejamento semanal

Muitas mulheres, sobrecarregadas com todas as tarefas, passam a desenvolver a chamada Mommy Burnout, uma síndrome de esgotamento mental que, para as mães, está associada com o excesso de responsabilidade. Assim, para tirar mais um “peso das costas” e fugir da exaustão, uma boa dica é fazer um planejamento semanal.

Esse planejamento pode envolver desde as atividades que você pretende realizar, até questões como a alimentação familiar, criando um cardápio no final de semana para os próximos dias. Isso não significa que você precisa cozinhar no domingo (à menos que você queira), mas o fato de ter um plano do que será feito evita preocupações durante a semana.

Reserve alguns momentos para você

Quem já andou de avião sabe que uma das orientações da equipe é que, em caso de emergência, primeiro você coloca a máscara de oxigênio em si mesmo, e depois, ajuda quem está ao seu lado. Essa metáfora pode ser levada para outras áreas da vida: como você espera ser uma boa mãe, mulher e profissional, se não tira tempo para cuidar de você?

Por isso, tente reservar alguns momentos da sua semana para fazer coisas que gosta, mesmo que seja por 15 minutos. Não importa se é experimentar cosméticos e dermocosméticos, cantar uma música no carro, meditar, ler um livro, ou fazer uma atividade física. Esses poucos minutos são capazes de deixar sua mente mais leve.

Tome decisões no início do dia

Já reparou como estamos mais dispostos no início do dia? Não é à toa que muitos empreendedores deixam espaço reservado na agenda para tomar as decisões importantes durante a manhã. As mães também precisam decidir centenas de coisas, então, que tal começar a fazer isso logo após o café?

Por exemplo, se você está pensando em trocar um eletrodomésticos, se livrar de alguns itens de casa ou fazer compras, pode reservar alguns minutos toda manhã e se comprometer a tomar uma decisão. Vale até pesquisar preços nesse período, com encartes virtuais, já que os folhetos on-line são bons porque contam com uma ampla variedade de marcas e não poluem o meio ambiente. Já pensou conferir o Tupperware catalogo em qualquer lugar para encomendar o que falta em casa? Praticidade é tudo e ajuda a ter uma rotina otimizada.

Menos atividades, mais tempo no que interessa

Viu como é possível otimizar a rotina de mãe para ganhar tempo? Em nenhum momento as dicas sugerem que você elimine itens da sua agenda, mas que você aproveite da melhor forma possível e tenha mais tempo para focar no que interessa: sua família e bem-estar! Que tal fazer essas mudanças já?