Cantora Thaeme relata dificuldades na amamentação
A cantora Thaeme Mariôto não é exceção e tem relatado em suas redes sociais dificuldades na amamentação da sua filha, Liz, de 3 meses. No entanto, ela não desistiu e falou sobre sua experiência e o que aprendeu com os erros cometidos para continuar amamentando sua bebê.

Apesar de ter contado com o apoio de uma consultora de amamentação mesmo antes do parto, Thaeme tece dificuldades. “No meu caso, o bico não machucou, mas a auréola, sim. E eu ainda fiz uma besteira. Eu tive apojadura (descida do leite) entre o quinto e o sexto dia, e meu peito esticou demais. Por isso, a Liz não conseguiu pegar. Era madrugada e eu não quis acordar a minha consultora. No desespero, eu usei o bico de silicone e minha filha mamou. Isso me salvou de certa forma, porém deu uma machucada boa no meu bico. Aí, eu tive a “brilhante” ideia de tirar o leite com bomba e oferecer para a Liz no copinho. Dessa forma, de acordo com o meu raciocínio, eu poderia deixar o peito machucado descansar. Isso funcionou no começo, mas eu me empolguei e tirei tanto que minha auréola assou. Sim, isso mesmo! Assou, formou uma bolha que estourou porque a Liz mamava ali”.

Com isso, os bicos e auréolas ficaram muito machucados. Para cicatrizar, ela fez laser, tomou sol, passou pomadas e o próprio leite. “Quando começava a cicatrizar, a Liz mamava e piorava tudo de novo. Eu não aguentava mais, eu chorava. Por isso, decidimos dar uma pausa de 12 horas para a mama descansar. Foi nesse momento que eu salvei a amamentação”, revela.

Segundo ela, esse processo ocorreu da seguinte forma: um pouco antes de a Liz mamar na mama direita, Thaeme ordenhava a mama esquerda com a própria mão. Depois, oferecia o outro seio. No final, ela oferecia o leite que havia tirado da outra mama no copinho. “Só que eu fiquei com medo de ela engasgar. Por isso, eu decidi oferecer o leite na mamadeira para ela, totalmente contra os conselhos da minha consultora, que me alertou sobre os riscos da confusão de bicos. Finalmente, a mama cicatrizou”, esclareceu Thaeme.

Relactação

Por fim, a cantora revelou que tem feito uso da sonda durante a amamentação. "Eu coloco uma concha no outro seio para que o leite que sai do meu peito fique armazenado ali e não seja desperdiçado. Antes, eu oferecia esse leite na mamadeira para a Liz, como já contei antes. Mas eu percebi que ela estava ficando preguiçosa de mamar no meu peito. Com medo de ela desmamar, eu passei a usar a sonda no final da mamada. Funciona assim: eu dou os dois peitos, e aí no final da mamada, que é quando eu dava a mamadeira, eu coloco a sonda para mamar o leite que ficou guardado na concha. Eu estou usando uma lavável, mas há opções descartáveis. A criança mama pela sonda, mas como se fosse no seu peito, e ainda estimula a mama”.