Brincadeiras para fazer com seu filho em casa
As brincadeiras, tanto as lúdicas quanto as educativas, têm um importante impacto para o desenvolvimento saudável e para a vida psíquica das crianças, uma vez que a ajudam a desenvolver habilidades cognitivas, físicas, sócio-afetivas e morais, além de auxiliar a estruturar suas vidas emocionais.

Publicidade

Mas é preciso se esforçar que é inegável a importância do brincar no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança.

No entanto, e apesar do contrassenso que é, as crianças têm cada vez menos tempo para brincar, em prol de agendas assoberbadas em atividades extracurriculares e deveres escolares.

O brincar fica relegado para segundo plano e a preocupação dos pais recaí sobretudo em saber se os filhos estudaram ou não, sem perceberem que nenhuma criança desenvolverá todo o seu potencial se a brincadeira não fizer parte da sua vida.

Brincando e aprendendo

 

É importante frisar que o brincar e o jogar não se resumem apenas a formas de divertimento e de prazer para a criança, mas são meios privilegiados dela expressar os seus sentimentos e aprender.

O adulto pode e deve participar na brincadeira, uma vez que o seu envolvimento não só estreita os laços afetivos com a criança como também aumenta o seu nível de interesse e motivação.

Os pais têm um papel fundamental no que respeita à preparação dos espaços, à seleção dos brinquedos e dos contextos a serem explorados, proporcionando à criança um ambiente de qualidade e enriquecedor da imaginação infantil, que estimule as interações sociais com outras crianças, familiares e amigos.

Brincadeiras sem brinquedos

 

Com a ajuda da pedagoga, com especialização infantil, Juliene, mais conhecida como Tia Ju, a jornalista Flávia Teodoro, juntou suas três Anas com mais três amiguinhas para brincar até cansar em casa. E o melhor: com brincadeiras que não exigem brinquedos elaborados e estimulam a criatividade, a união, a importância de dividir, além de promover o desenvolvimento intelectual e motor.

 

Confira no vídeo abaixo ideias superdivertidas de brincadeiras para fazer com coisas que todo mundo tem em casa:

 

https://www.youtube.com/watch?v=X9W650Px8CQ