7 frases para nunca dizer aos filhos

As vezes, diante de tanta correria e estresse no dia a dia, os pais podem ficar sem paciência e dizer coisas aos filhos que não sentem verdadeiramente. E isso pode ter um efeito devastador na vida da criança. Chamar o filho de burro, compará-lo com o irmão e usar determinadas palavras para criticá-lo são atitudes que ocasionam grandes efeitos na vida do pequeno. Por isso, separamos 7 frases que não devem ser ditas aos filhos. Pense muito antes de dizer qualquer uma dessas frases.

1)      “VOCÊ É GORDO/FEIO/ BURRO”

Os filhos acreditam em tudo o que os pais dizem. Os pais são verdadeitos exemplos e a maior fonte de amor de uma criança. Dizer adjetivos negativos prejudica a autoestima da criança e pode trazer insegurança, medo e sentimento de inferioridade. Ressalte os aspectos positivos do pequeno  ao invés dos negativos.

2)      “VOCÊ NUNCA FAZ NADA DIREITO”

Se nem os adultos gostam de ouvir isso, imagina as crianças. É muito prejudicial para uma criança inocente ouvir palavras como essas. Quando seu filho faz algo errado, respire fundo e pense muito antes de dizer qualquer coisa. Lembre-se que seu filho é mais importante do que qualquer outra coisa.

3)      “Eu tenho vergonha de você”

Nunca diga essa frase a seu filho. Ela pode ter um efeito devastador na vida do pequeno. Se a criança costuma chamar muito a atenção, gritando, brincando e correndo em público, talvez ela só precisa que o pai e a mãe lhe dê mais atenção. Tire um tempo para conversar com a criança, saber como ela está, falar sobre o desenho preferido dela. Faça com que ela se sinta como o centro das atenções em algum momento do dia.

4)      “Eu queria que você fosse mais parecido com seu irmão”

Nunca compare uma criança com a outra. Essa atitude pode criar ressentimentos entre os irmãos. Comparações não devem existir, afinal cada ser humano é único e especial da sua maneira.

5)      “Cansei, não te amo mais”

Quando são contrariadas, as crianças podem dizer coisas como “não gosto de você” ou “não amo você” para os pais. E muitos pais optam pelo caminho mais fácil e pagam na mesma moeda dizendo que não ama mais o filho. Essa atitude só prejudica a criança. A ação correta dos pais seria explicar para o filho o porquê ele não pode fazer tal coisa e dizer que mesmo que ele esteja bravo com você, você sempre o amará. Seu filho, sem dúvida, aprenderá muito mais com essa lição.

6)      “Não chore, não é nada grave”

As crianças não têm as preocupações que os adultos têm. Entretanto, elas possuem tanta ou maior capacidade emocional quanto um adulto. Só que elas não sabem se expressar e acalmar a si mesma como os adultos. Por isso, elas choram. Então, não menospreze um medo, arranhão, uma dúvida ou conflito pelo qual o pequeno esteja passando, afinal esses “problemas” são maiores para eles. Entenda-o e ajude a superar o problema.

7)      “Eu queria que você não tivesse nascido”

Essa é a pior frase que um pai poderia dizer a um filho e o estrago que ela pode causar na vida da criança é gigantesco. Nunca diga essa frase. Todos nós precisamos ser amados, desejados, queridos, independente do erro que cometemos.

 

 

Para mais conteúdo, siga o Manual da Mamãe no Instagram @manualdamamae 

Acesse também nossa página no Youtube: youtube.com/manualdamamae 

Você pode contar também com o curso Estou Grávida, e Agora? São videoaulas para acabar com todas as inseguranças da gestação e dos primeiros cuidados com o bebê. Saiba mais em: www.manualdamamaeip.com