6 dicas para os jovens escolherem a carreira de forma consciente

Está chegando o grande momento! Pode parecer antecipado, mas o 1º semestre já acabou e muitos alunos da 3ª série do Ensino Médio, ou mesmo aqueles que estão no cursinho, já precisam refletir sobre qual universidade vai cursar e, consequentemente, qual carreira vai seguir em sua vida. Conhecimento sobre as particularidades de cada área e as diferentes possibilidades de atuações no mercado de trabalho são fundamentais para uma decisão sem pesos e autocobranças. Confira 6 dicas da psicóloga Hellen Oliveira, que é Professora das disciplinas de Projeto de Vida e Laboratório Inteligência de Vida do Colégio Simbios:

Publicidade
  1. Identifique seus interesses

Em primeiro lugar, é preciso identificar os interesses. Quais são as áreas que mais te atraem? Você gosta de fazer cálculos, mas tem dificuldades em Ciências? Gosta de contato com pessoas ou isso esgota as suas energias? Precisa de uma calculadora para tudo ou é excelente em lógica? Essas aptidões ajudam a descobrir algumas carreiras nas quais você teria habilidade em atuar, mas isso não quer dizer que não possa melhorar em algumas áreas e assim escolher uma carreira diferente de tudo que sempre gostou.

  1. Faça um teste vocacional

O mercado oferece vários testes conceituados que podem identificar os interesses profissionais dos alunos. Procure a Coordenação Pedagógica do seu colégio para que esses educadores possam indicar os testes mais atuais. Esse trabalho pode oferecer ao aluno um caminho com número menor de opções e mais focado nas habilidades do aluno.

  1. Pesquise sobre as carreiras do futuro

Uma pesquisa criteriosa sobre as carreiras que devem estar em alta nos próximos anos também é uma forma de escolher o curso superior.

  1. Liste opções de carreira

Após os testes vocacionais, a conscientização das próprias habilidades e uma pesquisa sobre as carreiras mais promissoras, é importante fazer uma lista de opções de carreira. De preferência de 3 a 5 possíveis escolhas de cursos.

  1. Pesquise sobre as carreiras selecionadas

Após essa escolha mais selecionada, é aconselhável pesquisar de forma mais aprofundada sobre cada carreira, quais as possibilidades de atuação no mercado de trabalho, quais são os cursos de especialização, quais são as opções de trabalho, concurso público ou investimento na área acadêmica.

  1. Entenda o mercado de trabalho com profissionais da área

Uma boa forma de compreender como é a atuação no mercado de trabalho é buscar entrevistar ou bater um papo com profissionais que já estejam fora as universidades e atuando na especialidade que escolheu. Se possível, uma boa dica é passar um período no local de trabalho do profissional. Além disso, é importante ter conhecimento sobre como anda a remuneração nas profissões.

 

Orientação dentro da escola

Para ajudar os alunos neste processo, o Colégio Simbios realizou recentemente o Mês das Profissões, com uma programação de bate-papos e palestras no ambiente escolar. O projeto, desenvolvido em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), proporcionou a oportunidade de conversar e tirar dúvidas diretamente com profissionais de cada área, cedidos pela Universidade, conhecendo melhor a realidade de cada espaço de atuação.

"Vivemos ouvindo que a vida é feita de escolhas, mas nem tudo é tão simples quanto parece. Só os adolescentes sabem o quanto pode ser complicado decidir sobre que caminho profissional seguir sem receber o suporte adequado. Por isso, a importância de inciativas como o Mês das Profissões aqui no Simbios. Nossos alunos viveram momentos muito enriquecedores e esclarecedores durante esses encontros. Os profissionais foram bem solícitos e apresentaram as profissões em todas as suas nuances. Com certeza, isso conta muito para uma escolha consciente”, avalia a psicóloga Hellen Oliveira.

 

 

 

Para mais conteúdo, siga o Manual da Mamãe no Instagram @manualdamamae 

Acesse também nossa página no Youtube: youtube.com/manualdamamae 

Você pode contar também com o curso Estou Grávida, e Agora? São videoaulas para acabar com todas as inseguranças da gestação e dos primeiros cuidados com o bebê. Saiba mais em: www.manualdamamaeip.com

Publicidade