2º Encontro Goiano de Autismo terá atividade exclusiva para pais
Depois do sucesso da primeira edição, que contou com a participação maciça de pais e responsáveis por crianças com autismo - e não somente de profissionais das áreas de Saúde e Educação -, os organizadores do 2º Encontro Goiano de Autismo - realizado entre os dias 5 e 8 de abril, na Câmara Municipal de Goiânia - prepararam workshop exclusivo para as famílias delas, na próxima quinta-feira, 6 de abril, das 13 às 17 horas.

Publicidade

“ABA além da mesinha: agarrando as oportunidades naturais” é o nome da oficina a ser ministrada pela psicóloga Ana Carolina Sella, doutora pela Universidade Federal de São Carlos e pós-doutora em Psicologia Comportamental para Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) pelo Centro Médico de Nebraska (EUA). O valor é de R$ 120 e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail encontrogoianodeautismo@gmail.com ou pelo telefone (62) 3223-9896.

“Todo pai e mãe de autista deveriam participar. São nesses encontros que, muitas vezes, conseguimos enxergar uma possibilidade de tratamento, de caminho interessante para os nossos filhos em particular”, destaca o neurologista infantil e neurofisiologista Hélio van der Linden Júnior, um dos organizadores do Encontro e também pai do pequeno Davi, de 7 anos, que está no espectro do autismo.

A psicóloga Leana Bernardes informa ainda que outros temas importantes para pais também serão explorados durante o encontro como “TEA na vida adulta”, moradia independente e legislação sobre os direitos das pessoas com autismo.

“Imaginamos o quão difícil é receber o diagnóstico de que o filho está no espectro autista, mas incentivamos os pais a não desistirem e a seguir em frente. Como profissional, nossa primeira missão é acolher a família para que ela possa ter papel de protagonista no sucesso do tratamento do filho”, acrescenta a neuropsicóloga Raquel Borges Magalhães.

O encontro

Resultado de parceria entre o Instituto Goiano de Análise do Comportamento (Igac), Centro de Intervenções e Estudos Neuro Comportamentais (Ciec) e o neurologista infantil e neurofisiologista Hélio van der Linden Júnior, o evento tem como objetivo disseminar informações seguras e importantes sobre um dos transtornos do neurodesenvolvimento que mais têm aumentado a prevalência no mundo todo.

Toda a programação (workshops e palestras) foi pensada levando-se em conta o público alvo do encontro: pais e familiares de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA); além de profissionais e estudantes das áreas de Saúde e Educação, como médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, pedagogos, educadores físicos, entre outros.

Você sabe como o autismo se manifesta? Clique aqui e leia mais!